Em Quitaiús: Procissão luminosa encerra festa de Nossa Senhora do Rosário

As ruas do distrito Quitaiús, da cidade de Lavras da Mangabeira, ficaram ainda mais iluminadas durante a noite desse domingo, dia 28 de outubro. É que após a celebração solene, em honra a Nossa Senhora do Rosário, presidida por dom Gilberto Pastana, o bispo, padres, religiosas, acompanhados do povo de Deus, saíram pelas ruas com velas nas mãos, rezando e cantando hinos de louvores à padroeira.

Imagens dos oitenta e um padroeiros das pequenas comunidades, mais as das Capelas existentes no distrito também foram levadas pelos fiéis. As bandeiras iam à frente, anunciando que aquele dia era muito especial para todos. Foi uma verdadeira manifestação de fé que concluiu o retiro espiritual paroquial iniciado no último dia 19.

Algumas pessoas, nas ruas por onde a procissão passou, montaram pequenos altares à frente de suas casas e seguravam também suas velas, rezando, enquanto a procissão passava. Dom Gilberto ia ao encontro delas para agradecer por estarem ali.

Retornando à Igreja Matriz, o bispo deu a benção do Santíssimo Sacramento, enviando os fiéis de volta às suas comunidades, para continuarem a missão de evangelizar.

Paróquia: Comunidade de Comunidades

Durante a missa dom Gilberto parabenizou os paroquianos e o pároco, padre José Fabiano Duarte, pela organização da Paróquia, que desde o ano passado, assumiu o compromisso de tornar-se “Comunidade de Comunidades”, como pedem os bispos do Brasil no documento 100 da CNBB.

“Quero parabenizar todas as pequenas comunidades que se reúnem, toda quarta-feira, em uma das casas das famílias para ler, compreender, meditar, acolher e vivenciar a Palavra de Deus. É a prática e observância dessa Palavra que vai salvar a nossa vida. São 81 comunidades que se reúnem. Isso dá uma consciência, uma força muito grande para a comunidade. Faz com que conheçamos ainda mais o nosso Deus e a missão que Ele confia a cada um de nós”, disse dom Gilberto.

Somada a estas experiências, que brotam da Palavra do Evangelho vivida, este ano, foram os leigos que assumiram as pregações dos noitários da festa, fazendo acontecer, de forma concreta, o Ano Nacional do Laicato. “A gente fica feliz pela coragem de cada um deles de pregar a Palavra do Senhor. O ambão sempre vai ser de todos aqueles que quiserem falar das coisas de Deus e partilharem a Palavra do Senhor”, afirmou o pároco.

Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário cada pequena comunidade é composta por nove famílias e um animador, que se encontram semanalmente. A paróquia disponibiliza momentos formativos para todos e, no decorrer do ano, eles assumem diversas missões.

Aniversário Episcopal

A missa também foi rezada em ação de graças pelos 13 anos de episcopado de dom Gilberto Pastana. Ao final ele foi homenageado. A coordenadora de pastoral paroquial leu uma mensagem em nome dos paroquianos.

“Ao mesmo tempo em que agradecemos pelo dom do seu episcopado, pedimos a Deus que o sustente na missão que lhe foi confiada, concedendo a sabedoria necessária para guiar os seus diocesanos, na Palavra, nos Sacramentos e na Caridade”, dizia o texto.

Pedindo a intercessão da santa padroeira, a mensagem foi concluída com uma oração suplicando que o episcopado de dom Pastana seja reflexo do amor “imperativo categórico na construção do Reino”.

Após este momento uma criança cantou uma canção para o bispo que emocionou o aniversariante e toda a assembleia.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)