Em preparação para os cinquenta anos de fundação, Paróquia São Francisco, em Crato, recebe formação sobre Conselho Pastoral

Compartilhe:

A Paróquia São Francisco, em Crato, que se prepara para os cinquentas anos de sua fundação, recebeu na noite desta sexta-feira, dia 02, encontro para tratar da formação do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e sua contribuição para o bom andamento das atividades. Quem conduziu o estudo foi o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana.

Vivenciando o Ano Jubilar, as pastorais, movimentos, serviços e representantes dos ministérios da Liturgia, Palavra e Caridade, junto ao pároco, padre Arileudo Machado, ouviram atentamente as orientações.

Tratando, inicialmente, sobre a tendência capitalista que tem degradado a atual sociedade, Dom Gilberto enfatizou que “se queremos ser discípulos do Senhor, temos de combater essa situação.

Depois falou sobre a importância do “planejamento pastoral”, pensado em assembleia, cujo objetivo é conhecer, antes de tudo, a identidade da paróquia, sua realidade e desafios pastorais, para, assim, impulsionar e bem orientar a caminhada de Igreja. Nesse sentido, explicou o bispo, a formação de um Conselho Pastoral é essencial para acompanhar e avaliar a ação evangelizadora. E, para cumprir bem essa missão, “todas as forças vivas da comunidade paroquial” precisam se organizar, orientou.

(Paroquianos ouvindo atentamente todas as orientações. Foto: Patrícia Mirelly)

O padre Aurileudo Machado mostrou otimismo com a formação. “Somos uma igreja que está no Ano Jubilar, mas que ainda tem muitos desafios. Nós fizemos um levantamento, com todas as pastorais, movimentos e serviços e também comunidades, para que eles pudessem expressar seu desejo. E esse desejo foi, justamente, o de ser mais aberta, acolhedora, uma igreja que também invista na formação se seus membros. E ninguém melhor do que o bispo para apresentar o que a diocese pede no momento, que é a formação”.

A paroquiana Joana Darc Neves, ministra da eucaristia, também demostrou confiança. Para ela, na formação do conselho, o mais importante é a união. “É aqui, no conselho, que define tudo que a paróquia deve assumir no momento, como agora a festa dos cinquenta anos, onde todos os movimentos precisam se unir, cada vez mais, à vida cristã de cada pessoa, de cada grupo. E o mais importante é a união. Quando se tem união, tudo se move e sai com mais clareza”, considerou.

Samuel de Almeida, coordenador do Ministério da Liturgia, pontua que “os momentos de formação são de importância ímpar, são deles que nós vamos tomar as orientações”.

(Dom Gilberto: “Para cumprir a missão, todas as forças vivas da comunidade paroquial precisam se unir”. Foto: Patrícia Mirelly)

Francisco Sousa Freire, da Comunidade Mutirão, Área Pastoral Santa Teresinha, elogiou a atitude do pároco  de convocar uma formação e a disposição do bispo de vir, pessoalmente, ministrá-la. “A gente tem percebido que o nosso bispo gosta mesmo de preparar, de formar o leigo. E nós estamos precisando muito desse apoio, dessa força”.

Para saber mais:

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é responsável pela organização e planejamento das paroquias para a execução dos trabalhos pastorais necessários. Seu trabalho principal é a criação do planejamento anual, fruto da avaliação do ano anterior e das orientações do Planejamento Diocesano, definindo quais eventos e com quais objetivos serão realizados ao longo do ano.

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts