A chuva não impediu que os fiéis lotassem a Matriz de Nossa Senhora da Saúde, em Penaforte. Na noite desta sexta-feira (04), a comunidade paroquial se reuniu por um motivo especial: a abertura da Semana Missionária de Evangelização sobre o Dízimo e a benção de envio dos missionários.
O momento de ação de graças foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, e concelebrada pelo pároco, o Pe. Lindolfo Lindomar. Na assembleia, Coordenadores de pastorais, missionários dos grupos e pastorais da paróquia e representantes da coordenação diocesana do Dízimo. Ao todo, são 185 missionários.
A II Semana Missionária de Evangelização sobre o dízimo tem como tema: “Sou Dizimista, sou responsável pela evangelização da minha paróquia “, e vem sendo preparada pela paróquia desde o início deste ano de 2022. “Que felicidade de acolher todos vocês para receber a benção e sermos enviados a missão. É um momento de fortalecermos nossa vivencia missionária, numa experiencia de fé e de compromisso”, disse o pároco aos presentes. O sair em missão é convite a todos os cristãos. Assim a Igreja convida a todos para anunciar Cristo. No trabalho missionário, há um vasto caminho e muitos são os seguimentos da missão.
“Quando vocês saem para a missão na pastoral do dízimo, são convidados a mostrar a comunidade as dimensões pastorais do dízimo, a dimensão eclesial, a dimensão social e a de evangelização. E nós como missionários, somos os responsáveis por mostrar a comunidade este compromisso. É devolver para a Deus aquilo que Ele mesmo nos deu. É a décima parte daquilo que nós recebemos, e que servirá para a ação pastoral, eclesial, missionária e social da Igreja. Este dinheiro deve ser fruto do compromisso dos dizimistas das paróquias”, explicou Dom Magnus ao falar da importância da devolução do dízimo na realidade paroquial.
“Ide por todo mundo e pregai o evangelho (Mc 26, 15)
Como sinais da missão a que serão enviados, os agentes do dízimo apresentaram a comunidade alguns dos símbolos que caracterizam este tempo na comunidade paroquial – O chapéu, a sandália, o santo terço, a arupemba e o ícone – e que remetem a luta do povo, a caminhada, o fortalecimento da fé para a caminhada, a entrega e a comunhão.
De 4 a 13 de novembro, 185 missionários estarão em missão nas quase vinte comunidades que compõem o território paroquial. Um a um, cada voluntário recebeu a cruz missionária, a água e o sal, que serão usados durante o serviço. Com o coração aberto e dispostos a missão de evangelizar, receberam a benção de envio, rezada pelo bispo diocesano.
Por Mychelle Santos | Assessoria de Comunicação
Fotos: Matheus Freitas| Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Saúde













