Juazeiro do Norte. Uma diversidade de rostos, unidos pelo desejo maior de fazer crescer a proposta de Jesus, de que todos tenham vida plena e em abundância. Uma diversidade de gritos, impelidos pelo ideal de uma Igreja viva, que vence a morte no Ressuscitado. Uma diversidade de sonhos, que deu visibilidade a ação pastoral da Igreja de Crato no compromisso com a vida e no exercício do Ministério da Caridade, como reza o Plano de Pastoral Diocesano.
“Foi um gesto de solidariedade para ecoar o grito pela preservação da vida e da dignidade”. Assim propôs a “Caminhada pela Vida”, organizada pelas paróquias de Barbalha, Caririaçu e Juazeiro do Norte, que compõem a região forânea II da Diocese de Crato, acontecida no fim da tarde desta sexta-feira, dia 28, em Juazeiro.
Sob forte sol, os participantes, oriundos, sobretudo, dos movimentos e pastorais sociais, lotaram a Praça Padre Cícero, no centro da cidade, por volta das 16h. Com faixas, cartazes, bandeiras e apitos, eles partiram em direção à Igreja de São Francisco das Chagas, também no centro, em “espírito de comunhão, numa causa comum que é a luta pela vida”, como considerou o padre Francisco Edvaldo Marques, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e um dos organizadores do evento.

Os oito dias que antecederam a caminhada foram dedicados à mobilização das “pessoas de boa vontade”, desejosas de participar do ato “com gestos de profecia”, de acordo com o padre.
Para mobilizar os seis mil participantes, pelas contas da organização, a preparação aconteceu com o auxílio de grupos criados nas redes sociais, além de avisos nas missas e celebrações. Padre Marques explicou que, neste sentido, os demais sacerdotes tiveram papel fundamental na mobilização do povo. “Eles tiveram a sensibilidade de pastores. O povo acreditou, por isso veio”.
José Batista, das Comunidades Eclesiais de Base, presentes de forma massiva ao evento, reforçou que essa movimentação também aconteceu graças às equipes, divididas entre equipe de som, de divulgação, de mobilização, que deram pulso a essa “caminhada bonita, bem preparada, organizada”.

Unidos para celebrar a vida
Após percorrer as principais ruas do centro de Juazeiro, a caminhada seguiu para a Matriz de São Francisco das Chagas, que tem à frente o pároco Frei Barbosa. Lá, foi celebrada, com a presença de muitos padres, uma Santa Missa na intenção do povo brasileiro.
Próximo ao altar, a jovem Joana Darc Barbosa, com as companheiras da Pastorais da Juventude (PJ), pulava e gritava a plenos pulmões. “Tudo isso é crucial pra nós, jovens. É um momento onde a gente pode expressar a nossa força, unidos para lutar pelo futuro, pelos nossos direitos, pelos direitos do povo”, considerou.
Alberto Ferreira, da Paróquia São Francisco das Chagas, afirmou que eventos como esse, organizado pela Igreja, são importantes para conscientizar as pessoas. Na mesma linha, a paroquiana do Sagrado Coração de Jesus, Francismar Feitosa, reforçou: “É este um momento muito feliz, de todos os paroquianos da Forania II e das outras que aqui estão. A Igreja está de parabéns”.
Veja mais fotos, acessando: https://diocesedecrato.org/gallery/caminhada-pela-vida/
e também aqui: https://diocesedecrato.org/gallery/caminhada-pela-vida-missa/





