Em Juazeiro do Norte, dom Gilberto crisma jovens da Paróquia São Cristovão

Compartilhe:

Durante a noite deste sábado, dia 26 de outubro, dom Gilberto Pastana crismou cento e um jovens da Paróquia São Cristovão, de Juazeiro do Norte, durante celebração eucarística na Igreja Matriz, concelebrada pelo pároco, padre Leonardo Pinheiro de Brito.

Na homilia o bispo falou sobre a importância do sacramento na vida do cristão e de colocá-lo a serviço da comunidade, relacionando também ao mês missionário. “Este dia não deve ser recordado apenas como um dia importante, tem que ser atualizado como uma marca na vida de vocês. Hoje a vida de vocês toma outro sentido. A presença dos sete dons em sua vida faz com que sejamos diferentes a partir de Deus, conscientes de que é o seu Espirito que nos conduz”, disse.

O bispo ainda falou que o jovem cristão católico, imbuído do Espirito de Deus, é o jovem que tem ideais, sentido de vida, que luta pelos seus objetivos e que é capaz de participar ativamente da comunidade. “Hoje vocês serão crismados, então vocês tem que encontrar sentido naquilo que vocês vão receber para que este recebimento seja autentico”, continuou.

O rito da crisma foi realizado logo após a homilia. Os jovens acenderam as velas no Círio Pascal e renovaram as promessas batismais. Em seguida, cada um foi ungindo com o óleo. Depois teve continuidade a celebração eucarística com a oração da assembleia.

O momento foi muito significativo também para os catequistas que desde fevereiro doaram seu tempo para orientar os jovens. “É um momento muito especial e a gente fica realizado em nossa missão de servos do Senhor e, ao mesmo tempo, na torcida e na expectativa para que estes jovens não abandonem a Igreja, pelo contrário, que o sacramento seja um impulso, um novo ardor para que eles se engajem em algum movimento ou pastoral”, disse Evandro Araújo, coordenador paroquial da catequese.

Cada um dos jovens, que pertenciam a seis comunidades da Paróquia, recebeu um exemplar do livro “Eu Creio- Pequeno Catecismo da Igreja Católica”. Ao fim da missa os catequistas também foram presenteados com exemplares do livro como forma de gratidão pelo serviço missionário prestado.

O bispo também incentivou a conscientização ecológica, pedindo aos participantes da celebração que fossem até ao altar e depositassem as garrafas plásticas e copos descartáveis em sacos de lixo segurados pelos coroinhas.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts