Em Juazeiro do Norte- CE Dom Fernando Panico acolhe o novo bispo da Diocese de Iguatu

Compartilhe:

Hoje, 11, o bispo Dom Fernando Panico acolheu o seu irmão no episcopado, Dom Edson de Castro Homem, que veio ter seu primeiro contato com a realidade da nova missão que será exercida, a partir do dia 27 de junho, na Diocese de Iguatu. Desembarcando no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte- CE, Dom Edson visitou alguns locais de romaria antes de continuar a viagem até Iguatu.

Dom Edson estava como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro há 10 anos e, diante de sua nomeação para a Diocese de Iguatu, disse estar feliz com a nova missão. “Fiquei muito contente, foi uma notícia que me trouxe muita alegria. Eu queria realmente já ter uma diocese e agora esse sonho foi realizado. Peço ao povo cearense que tenham amor por Cristo com uma fé viva, que saibam amar as pessoas como Jesus amou e que recebam a mim”, falou.

Além do bispo da Diocese de Crato, também estiveram na comitiva de acolhida do novo bispo que comporá o Regional Nordeste I da CNBB, Pe. Aureliano Gondim e Pe. Cícero José, da Basílica Nossa Senhora das Dores, e padres da Diocese de Iguatu que se preparam para dar continuidade à missão com um novo pastor diocesano.

“Dom João José da Costa esteve cinco anos e oito meses conosco, deixando como maior legado um novo rumo dado a ação pastoral. Com ele fizemos um Plano de Ação Pastoral e diversas foram as ações na área da caridade. Hoje estamos na expectativa de receber um novo bispo. Esperamos dar continuidade a caminhada. Temos a expectativa que ele vai dar continuidade a ação pastoral e, com sua formação, contribuirá para a formação dos futuros padres e leigos na diocese. Estamos aguardando um bom pastor como Jesus nos promete: um pastor segundo o coração de Deus”, falou o padre Antônio Leandro, cura da Catedral de São José, em Iguatu.

Visita de Dom Edson de Castro Cruz ao Horto, juntamente com padres da Diocese de Crato, da Diocese de Iguatu e seu assessor de comunicação. (Foto Rozelia Costa)
Visita de Dom Edson de Castro Cruz ao Horto, juntamente com padres da Diocese de Crato, da Diocese de Iguatu e seu assessor de comunicação. (Foto Rozelia Costa)

Dom Edson que conhecia Juazeiro do Norte apenas pelos noticiários de TV, se mostrou emocionado em estar próximo da fé romeira ao visitar a Basílica Nossa Senhora das Dores, o túmulo do Pe. Cícero na Capela do Socorro e o Horto. “Eu tinha muita curiosidade de estar aqui junto ao Pe. Cícero, porque aparece no noticiário lá no Rio de Janeiro uma grande multidão e aquilo é lindo. Muitos nordestinos presentes lá mantém a sua fé devido a devoção ao ‘Padim Ciço’, como você o chamam. Saio comovido com o que vi aqui e espero voltar em breve para participar de um grande dia de peregrinação. Hoje senti o clima da presença do padre e isso é muito forte”, falou.

A celebração de posse de Dom Edson na Diocese de Iguatu acontecerá na Catedral de São José, às 17h, no dia 27 de junho.

Dom Edson

Dom Edson nasceu no dia 17 de abril de 1949 no Rio de Janeiro- RJ. Recebeu a ordenação presbiteral em 1977, e episcopal em 2005.

É mestre em Teologia e Filosofia, e doutor em Teologia Espiritual, pela Universidade Gregoriana de Roma, e em Filosofia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu lema é “Sufficit tibi gratia” (Basta-te a minha graça).

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts