A devoção à virgem Maria é tão antiga quanto à história da Igreja. Ela, a primeira a dizer “sim” ao plano de salvação de Deus, é para os cristãos católicos refúgio e fortaleza nas horas de dificuldades.
O mês de maio, neste sentido, é dedicado à devoção e aos exercícios marianos, momentos em que a Igreja volta os olhos com mais fervor para Nossa Senhora e contemplam a Cristo através daquela que é porta do céu. Muitos devotos preparam em suas casas altares, rezam o terço diariamente, vestem branco e pagam suas promessas.
Na Diocese de Crato, por exemplo, maio é marcado com muitos eventos em louvor a Virgem da Conceição. Em Barbalha, no último dia 1º ocorreu a VI Caminhada com Maria. Cerca de seis mil devotos peregrinaram por toda cidade, entoando cânticos, orações e louvores.

O percurso foi organizado pelo movimento Nossa Senhora de Fátima, que está na cidade de Barbalha há 17 anos com a missão de levar aos lares católicos o Evangelho e a propagação da devoção ao Santo Rosário.
Finalizada com uma missa campal celebrada pelo padre Leonardo Pinheiro de Brito, pároco da paroquia São Vicente de Paulo, a caminhada deste ano trouxe um sentindo todo especial ao contemplar os 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastores, em Fátima Portugal.





