Conhecido como mestre padre Ibiapina (05/08/1806-19/02/1883), era natural de Sobral, Ceará, filho de Francisco Miguel Pereira e Teresa Maria de Jesus. Em 1866, passa a trabalhar como missionário, percorrendo mais de 600 km pelas províncias do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Organizou missões, construiu capelas, igrejas, açudes, cacimbas, poços, cemitérios, hospitais e fundou mais de vinte Casas de Caridade para moças órfãs carentes, onde elas recebiam educação religiosa e moral, aprendiam a ler, escrever e fazer trabalhos domésticos, além de terem assistência à saúde.
Esteve no Cariri pela primeira vez em 1863, na cidade de Missão Velha, para inaugurar a primeira casa de Caridade do Cariri. Com a redação de Jose Marrocos, fundou em 1868 no Crato o periódico católico A Voz da Religião do Cariri.
Sua morte reverberou em toda imprensa do Brasil. Abaixo a notícia publicada no maior e mais conhecida jornal católico do Brasil da época: O Apostolo, porta voz da arquidiocese do Rio de Janeiro.

Por: Professora Fátima Pinho


								
													


													
													