“É uma vocação comunitária”, ressalta dom Gilberto Pastana sobre a maternidade

No Mês em que se recorda Maria, a mãe de Deus e da humanidade, um dia é dedicado também as mães. O segundo domingo do mês de maio o caráter especial de celebrar a vida daquelas que são responsáveis gerar nova vida, é Dia das Mães. Muitas famílias neste dia, reunidos em casa, deram as homenageadas um lindo presente, rezaram por suas vidas. Mais de mil pessoas se reuniram ao nosso bispo diocesano, através da transmissão da Santa Missa dominical, diretamente da Sé Catedral, em Crato.

Saudando todas as mães, o bispo diocesano recordou essa especial missão que as mães realizam: “Queria saudar, dando um grande abraço a todas as mães. As mães presenciais, aquelas que estão vivas, mas também lembrar as mães que já estão vivendo a vida eterna, e por já se encontrarem na vida eterna não são esquecidas, não só neste dia, mas em toda a nossa existência. Feliz é o filho que carrega sempre consigo a imagem, o exemplo, o cuidado e o test

emunho da sua mãe, mesmo que a mãe não esteja mais fisicamente presente”.

Em sua homilia, Dom Gilberto apresentou a vida do cristão e a vocação materna como sendo essencialmente comunitárias. “Mãe não é apenas um elemento, é o plural. Quando a gente fala mãe, a gente também já lembra dos filhos. Não existe mãe sem filhos, mesmo que sejam adotivos. É um amor especial, um amor vocacional. E reflete, em certo sentido, como deve ser a nossa vivência comunitária. Quem é cristão, necessariamente, tem pertencer a uma comunidade, porque é nela que nós vivenciamos essa existência cristã”, explicou.

Foi nesta vivencia comunitária que Jesus procurou ensinar os seus discípulos. “O evangelho de hoje nos mostra Jesus educando, preparando os discípulos para isso. Jesus não forma individualmente os discípulos, mas forma sempre nesta dimensão comunitária, nessa dimensão solidária e fraterna”, disse.

Por Assessoria de Comunicação / Fotos: Pascom Sé Catedral