É tempo de cuidar: Cáritas de Crato atende mais de 4 mil pessoas durante a pandemia

A Ação Emergencial Solidária “É Tempo de Cuidar” da Igreja no Brasil, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira, registrou, até o dia 27 de julho, 535 ações em 124 dioceses brasileiras.

No território da Diocese de Crato, essa ajuda beneficiou 1.050 famílias em situação de vulnerabilidade, grupos de mulheres da Economia Solidária e vítimas de violência, catadores e catadoras de materiais recicláveis, migrantes e famílias de agricultores e agricultoras, e remanescentes quilombolas, distribuídas nos municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Araripe, Porteiras, Potengi e Salite. Isso só foi possível graças às doações recebidas em conta bancária e na Casa do Migrante, espaço de acolhida para estrangeiros que buscam no Cariri novas oportunidades de vida e de trabalho. A ação foi além, chegando ao município de Curral Novo, no Piauí, de acordo com a agente caritas, Solange Santana. Esse percurso de solidariedade, segundo ela, contou com a ajuda generosa de instituições, como a Fundação Banco do Brasil e o Grupo Verde Vida, apoiado pelo Itaú Social, e de doações internacionais feitas pela Cáritas Suíça e ajuda humanitária alemã, somada à disposição de voluntários e voluntárias, parceiros e parceiras, como o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec).

Doações respeitaram todas as orientações de segurança dos órgãos sanitários. Fotos: Reprodução

“Em cada visita feita às famílias das comunidades e grupos acompanhados, sentimos o apreço, o cuidado e a preocupação de cada um e cada uma que tem a oportunidade de estar conosco. Buscamos manter sempre um diálogo sobre a atual realidade e formas de como superar a pandemia. Ressaltamos o grande apoio de instituições parceiras, dos voluntários e dos apoiadores, sem eles não seria possível realizar as ações. A nossa prática de Solidariedade é um olhar bondoso e repleto de caridade e nos remete ao testemunho do bom samaritano”, consideroi a agente Cáritas. Ela contabiliza 4.200 pessoas atendidas, com 1.050 cestas básicas, 890 kits de higiene e limpeza, 1000 máscaras de proteção, além de doações de roupas.

Confira nos quadros:

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação