É dia de festa, a Igreja Mãe de Juazeiro do Norte completa 100 anos

Compartilhe:

Logo cedo, às 6h, na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, como é de costume para a população e o povo romeiro que visita o município em cada dia 20, aconteceu a missa em memória ao Padre Cícero Romão Batista, mas a celebração deste mês de janeiro de 2017, além de ser em memória de São Sebastião, teve um motivo a mais para ser vivenciada, pois ela aconteceu dentro da programação do centenário da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Juazeiro do Norte.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo emérito da diocese de Crato, dom Fernando Panico, e concelebrada pelo bispo emérito de Palmares- PE, dom Genival Saraiva, o bispo auxiliar de Fortaleza, dom Rosalvo Cordeiro de Lima, os padres da Basílica Santuário, de paróquias da diocese de Crato e de outras dioceses.

A celebração acontece na praça da Capela do Socorro. (Foto: Rozelia Costa)

“A festa da paróquia centenária não é a festa de um templo. Embora bonito e importante, embora nos faça lembrar tantas coisas lindas referentes a vida do padre Cícero, a vida dos beatos e beatas de Juazeiro, a vida dos romeiros, mas o centenário, queridos irmãos e irmãs, mais do que ser a festa para o templo é a festa para e do povo de Deus. Vamos viver com muita alegria este dia para que seja marcante na caminhada deste povo. Cem anos se passaram. Vai começar agora um novo capítulo que será escrito por todos nós paroquianos da paróquia, cidadãos de Juazeiro e romeiros e romeiras da Mãe das Dores e do padre Cícero. Vivamos essa aliança na alegria de nossa comunhão fraterna”, disse dom Fernando aos milhares de romeiros que estavam na praça do Socorro.

O bispo ainda recordou as demais comemorações marianas que estão sendo celebradas em 2017, a começar pelo pedido do Papa Francisco para que este seja o Ano Mariano. Também foram lembrados os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora, em Aparecida- SP, os 250 anos das romarias ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais- BH, e os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. “É a festa de Nossa Senhora que nos faz sermos povo de Deus”, afirmou com entusiasmo dom Fernando.

Dom Fernando Panico foi acolhido com alegria pelo povo romeiro. (Foto: Rozelia Costa)

Esta foi a primeira atividade do dia em comemoração ao centenário. Ao meio dia as paróquias de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu e das cidades romeiras repicaram os sinos anunciando a festividade, às 18h acontecerá uma procissão saindo da Capela do Socorro e às 19h a Missa Solene na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts