Em Crato, fiéis suplicam a São José por chuvas para a região

O sol estridente é característico neste período do ano em todo o sertão. Para amenizar a forte temperatura é costume dos sertanejos invocar a intercessão dos santos. Em Crato, todos os anos, no mês de novembro, os moradores do bairro Seminário se reúnem na Capela do Seminário São José para suplicar por um bom inverno. Foi o que aconteceu na manhã desde domingo, 29 de novembro. Aos pés do patriarca venerável, os devotos participaram da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana.

Com a liturgia deste domingo, a Igreja inicia um novo tempo. O evangelho de São Marcos exorta a uma vigilância constante. “Quando recebemos uma visita em nossa casa, nos preparamos para recebê-la. Quando se trata do advento, essa preparação é das nossas vidas. É necessário estar atentos, pois não sabemos nem o dia nem a hora, por isso devemos estar em estado de vigilância”, explicou Dom Gilberto.

Logo após a celebração, a imagem de São José saiu em peregrinação pelas ruas do bairro do Seminário. Nas casas, altares foram postos nas portas e nas janelas, enquanto o povo aguardava de suas calçadas a passagem do patrono universal da Igreja. O percurso foi marcado pela emoção. Retornando ao Seminário, o bispo diocesano proferiu a Oração de Paulo VI, pedindo por chuva, sinal da graça e das bênçãos de Deus.

Por Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação