“O sacramento da ordem é um serviço e não uma via de status”, afirma Dom Plínio Luz em ordenação realizada na Diocese de Crato

Compartilhe:

Atendendo ao pedido do bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, que se encontra em São Paulo por motivo de saúde, o bispo da Diocese de Picos- PI, Dom Plínio José Luz da Silva, realizou na manhã de hoje, 2, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales- CE, a ordenação de Luíz Gustavo Mendes de Lima com a ordem do diaconato, e Moisés Salviano de Morais com a ordem do presbiterado, ambos pertencentes a Congregação Servos do Sagrado Coração de Jesus de Volpicelli.

A celebração contou com a presença de centenas de fiéis, padres da Diocese de Crato, familiares dos ordenados, religiosos e também o fundador da Comunidade Religiosa Masculina, o Pe. José Wilton Leite que disse sentir sua vocação de forma concreta ao participar deste momento. “Fico feliz porque Deus está me ajudando a cumprir minha missão. Cada vez que zelo pelas vocações sinto que a minha vocação é abençoada por Deus”, afirmou o fundador.

Realização do Rito da Ordenação. (Foto: Patrícia Silva)
Realização do Rito da Ordenação. (Foto: Patrícia Silva)

Pela primeira vez Dom Plínio vem a Diocese de Crato para realizar uma ordenação, fato que segundo ele enriquece a unidade da vida episcopal e o serviço ao próximo. “Participar do inicio do sacerdócio de alguém é muito importante. Sinto-me contente em estar aqui. O Ceará é minha terra, somos vizinhos e essa partilha fortifica a unidade de nossa vida episcopal”, disse.

O bispo ainda falou sobre a necessidade que a igreja tem de ministros que estejam conscientes da missão que é entregar a própria vida pelo próximo, lembrando a todos que o sacramento da ordem, em todos os seus graus, é um serviço e não uma via de status e prestígio. Direcionado a juventude ele orientou- os a se engajarem ainda mais na igreja, a utilizarem dos novos meios de comunicação para evangelizar, agradecendo aqueles que com os seus Smartphones registravam a ordenação e faziam chegar, através do protagonismo juvenil aliado a comunicação, a mensagem daqueles que são felizes pela doação que fazem de sua vida a igreja.

A Congregação Servos do Sagrado Coração de Jesus de Volpicelli foi fundada pelo Pe. Wilton em 1994 e, nestes 15 anos de existência, já ordenou 16 sacerdotes.

Da esquerda para direita: Pe. José Wilton, fundador da Congregação e pároco da Paróquia N. Srª. da Penha em Campos Sales, Dom Plínio Luz, Bispo da Diocese de Picos, Pe. Moisés Salviano de Morais  e o Diácono Luíz Gustavo Mendes de Lima. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para direita: Pe. José Wilton, fundador da Congregação e pároco da Paróquia N. Srª. da Penha em Campos Sales, Dom Plínio Luz, Bispo da Diocese de Picos, Pe. Moisés Salviano de Morais e o Diácono Luíz Gustavo Mendes de Lima. (Foto: Patrícia Silva)

Os ordenados

O padre Moisés, 37, é natural de Salitre- CE e ingressou na congregação em 1997. A escolha da Congregação Servos do Sagrado Coração de Jesus de Volpicelli se deu devido o acompanhamento, busca e atenção ao descobrimento de sua vocação realizada pelo fundador que, segundo ele, sempre é solicito ao discernimento vocacional daqueles que se sentem chamados ao sacerdócio. “Esse momento para mim é a realização de uma etapa que eu esperava há muitos anos, a concretização de um sonho que tenho desde criança. Essa congregação foi até onde eu estava, ela me encontrou e me ajudou chegar até aqui, para me colocar ainda mais a serviço de Deus e do povo”, concluiu.

O diácono Luíz Gustavo Mendes de Lima, 29, é natural de Sertânia- PE, e com a proximidade da entrega ao sacerdócio disse sentir de forma mais intensa o desejo de firmar o compromisso com a igreja. “Este momento é o ponto ápice de nossa vocação, pois nos colocamos ainda mais a serviço da igreja no seguimento de Jesus Cristo. Na tranquilidade e serenidade como Deus nos chama, nós fazemos de nossa vida uma doação ao próximo”, falou.

Fiéis na Matriz de Campos Sales participando da celebração de ordenação. (Foto: Patrícia Silva)
Fiéis na Matriz de Campos Sales participando da celebração de ordenação. (Foto: Patrícia Silva)

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts