Partindo da importância de se ter uma Igreja organizada para que as atividades missionárias aconteçam com bom êxito, o bispo dom Gilberto Pastana esteve durante a noite de hoje, dia 31 de março, com os membros do Conselho de Pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Crato, assessorando um momento formativo.
Além de explicar a necessidade do bom funcionamento dos conselhos, o bispo orientou os participantes a trabalharem sempre em comunhão, visando o bem da Igreja, povo de Deus. “Devemos pensar a pastoral a partir da Igreja e não a Igreja a partir da pastoral”, disse dom Gilberto ressaltando que deve ser feito um mapa paroquial, com os limites geográficos e a localização das capelas.

O conselho paroquial, formado há dois meses, possui quarenta membros que representam as treze comunidades, as pastorais e os movimentos que atuam na paróquia. Todos eles, somados a mais agentes de pastorais das comunidades, participaram do encontro.
“Dom Gilberto é um homem metódico, reflexivo e muito preparado para trabalhar nas pequenas e grandes comunidades”, falou o pároco, padre Lindolfo Lindomar, que afirmou ser a metodologia de trabalho do bispo um avanço pastoral administrativo para a diocese de Crato.

Durante a formação os leigos puderam tirar suas dúvidas e opinar sobre a forma de organização estabelecida pela criação dos conselhos paroquiais. “O que está acontecendo aqui hoje é uma grande oportunidade para ver o nivelamento, a grande afinação dos instrumentos. Nós temos tudo para fazer essa orquestra tocar. Temos um bispo, um padre, dois diáconos… Quando o senhor bispo colocou o slide da paróquia com as comunidades, a gente percebe um elo e é assim que devemos caminhar”, concluiu Fabiano Xenofonte, do grupo Reconciliação em Cristo.
A próxima visita de dom Gilberto a esta comunidade paroquial está agendada para o dia 21 de junho, onde ele presidirá a solenidade de encerramento da festa do padroeiro. A visita pastoral também já está marcada e deve acontecer dia 10 de agosto.





