Dom Magnus na Noite de Natal: “A festa na qual Deus desce e veste a nossa humana nudez”.

A Santa Missa de Natal é uma das celebrações mais importantes do calendário litúrgico. Na Igreja Mãe da Diocese de Crato, a Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, foi rezada às oito da noite deste sábado, dia 24 de dezembro. Com a liturgia natalícia, a Igreja introduz os fiéis no chamado “Mistério da Encarnação”. Por isso a Igreja Catedral foi toda enfeitada de luzes e de flores para celebrar essa “Noite Santa”.

Ao som do coro de vozes do Ministério de Música da Comunidade Católica Shalom, Dom Magnus subiu ao altar para presidir a cerimônia solene, junto aos padres concelebrantes e equipe celebrativa.

Na procissão de entrada, crianças levaram arranjos de flores para adornar o pequeno altar onde repousava a imagem do Menino Jesus. Diante dela, o bispo rezou em silêncio acompanhando as “Kalendas” – tradicional canto grego natalino que anuncia o Natal e narra o cumprimento do Advento do Senhor.

Em espírito fraterno, a comunidade reunida ouviu atenta à homilia do pastor diocesano, inspirada no texto evangélico narrado por São Lucas.

“Hoje celebramos a noite em que o Amor de Deus se encarna e vem ao nosso encontro. Esta é a festa das festas, nos diz a música, na qual Deus desce e veste a nossa humana nudez”, exortou Dom Magnus. “O evangelho vai nos mostrar que o Amor de Deus veio ao nosso encontro, assumiu a nossa condição, viveu a nossa história. Nesta noite de Natal, recordando a grandiosidade deste Deus, contrariando a lógica humana, este Deus nos visita e bate a nossa porta. Que a festa do nosso natal seja a festa de quem abre o nosso coração para acolher verdadeiramente, não as luzes do comércio, do consumismo, mas a Luz verdadeira precisa resplandecer em nosso coração”, disse.

Após a bênção final, o bispo tomou a imagem do Menino Jesus e a levou em cortejo até o presépio, montado na lateral da Capela do Santíssimo Sacramento, à direita de quem entra à Igreja Catedral.

O Tempo do Natal se estende deste as I Vésperas do Natal do Senhor até o domingo após o dia 6 de janeiro, Epifania do Senhor.

Galeria de fotos: Santa Missa das Vésperas de Natal

Por Assessoria de Comunicação