Dom Gilberto sobre as visitas aos padres: “É muito cansativo, fisicamente falando, mas do ponto de vista espiritual é muito compensador”

Compartilhe:

“Povo religioso, com grande devoção a São Sebastião, fervorosos na fé”, assim foram definidos, pelo padre Raimundo Ribeiro Filho, os fiéis da área pastoral São Sebastião, localizada no distrito Dom Quintino, na cidade de Crato, durante a visita de dom Gilberto Pastana neste dia 15 de dezembro.

E os membros da comunidade fizeram jus as palavras do pastor paroquial. Às 15h eles estavam de prontidão, na entrada do distrito, aguardando a chegada do bispo. Ao verem dom Gilberto se aproximar, foram logo cantando cânticos de acolhida e, segurando faixas com frases de boas-vindas, iam retribuindo a saudação que o bispo fazia a cada um, com abraço e sorriso no rosto.

Dom Gilberto com representantes das pastorais e movimentos da área pastoral Dom Quintino que o acolheram durante a tarde. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Gilberto com representantes das pastorais e movimentos da área pastoral Dom Quintino que o acolheram durante a tarde. (Foto: Patrícia Silva)

Em seguida se dirigiram a pé até a capela de São Sebastião, sede da área pastoral, onde escutaram, pela primeira vez, as palavras de dom Gilberto direcionadas a esta comunidade. Quando perguntado se não estava cansado diante de tantas visitas e caminhadas pelas paróquias da diocese, gentilmente e com alegria no olhar o bispo disse: “É muito cansativo, fisicamente falando, mas do ponto de vista espiritual é muito compensador, porque a gente ver quanto os padres tem os desafios na evangelização e também o seu testemunho. Vê o testemunho dos leigos e leigas que ajudam na evangelização. Aqui por exemplo, vê essas crianças que fizeram a primeira comunhão e estão na catequese, continuam sendo evangelizadas, isso ofusca qualquer cansaço físico, de tal modo que a gente se alegra e fica muito feliz com aquilo que a gente está vendo e está acompanhando”.

E foi realmente desta forma. Crianças, jovens, adultos e idosos do distrito acolheram dom Gilberto em dois momentos: a tarde, em sua entrada no distrito, e no início da noite, com a presença de todas as comunidades, antes de iniciar a celebração eucarística. No intervalo entre as duas acolhidas, o bispo teve o diálogo com o padre Ribeiro sobre o seu sacerdócio e caminhada de evangelização.

No inicio da celebração dom Gilberto acolheu cada comunidade, chamando cada uma pelo nome. (Foto: Patrícia Silva)
No inicio da celebração dom Gilberto acolheu cada comunidade, chamando cada uma pelo nome. (Foto: Patrícia Silva)

O sentimento de família gerado ali foi experimentado não só por dom Gilberto, que afirmou já se sentir em casa, mas também pelos fiéis que expressavam por palavras e gestos a alegria em receber a simples presença do bispo em seu meio. No olhar da adolescente Helena Daniel, que tem síndrome de down, era notória a felicidade, sendo transbordada ainda mais quando dom Gilberto se aproximou e deu um abraço cheio de afeto. Helena abraçou o bispo no momento da primeira acolhida.

Do outro lado a linha do tempo da idade, estava dona Maria Pereira da Silva, conhecida carinhosamente por “Mãe Pereira”, de 95 anos, que não pensou duas vezes em sair da comodidade de sua casa para ir ao encontro do bispo, para conhece-lo pessoalmente. Mãe Pereira participou do segundo momento de acolhida a dom Gilberto e disse que sentiu-se bem pela atenção que ele deu a ela. “Tomei minha bênção e agora ‘tô’ toda contente. Volto para casa feliz”, afirmou com os olhos brilhando de alegria.

Helena participou da segunda acolhida e da celebração eucarística. (Foto: Patrícia Silva)
Helena participou da segunda acolhida e da celebração eucarística. (Foto: Patrícia Silva)

Membros das seis comunidades da área pastoral puderam ter este primeiro contato com o bispo que presidiu a Santa Missa às 19h, na sede da área pastoral. Em breve dom Gilberto deve retornar para realizar a visita pastoral, onde conhecerá mais de perto o trabalho dos leigos e leigas como também a atuação das pastorais, movimentos e conselhos desta área de evangelização.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts