Dom Gilberto: Receber o Espírito Santo de Deus é esvaziar-se daquilo que não nos leva pra frente

Compartilhe:

“Receber o Espírito Santo de Deus é esvaziar-se daquilo que não nos leva pra frente”, assim exortou Dom Gilberto Pastana, bispo diocesano, aos 131 jovens crismandos da Área Pastoral Imaculada Conceição de Santa Fé, distrito de Crato, que tem como vigário administrador o Padre Tarcísio Sales.

Celebrando no entardecer deste sábado, dia 28, a Missa da Crisma, na presença de pais, padrinho e demais participantes, o pastor partiu da pregação de Jesus sobre as bem-aventuranças, que marca o início do IV Domingo do Tempo Comum, para dizer aos jovens que “dar sentido à vida é colocar os dons recebidos de Deus a serviço da comunidade, a serviço da Igreja”.

No sermão da montanha – disse o bispo – Jesus manifesta a vontade de Deus de conduzir os homens à felicidade. Assim também os crismandos devem prosseguir, esvaziando-se do que não os leva pra frente, sempre questionando: “Em que estamos pautando a nossa vida?”. Segundo pastor diocesano, a Crisma é oportunidade de os jovens despertarem o sentido da pertença à Igreja.

“Para serem bons, amados, sempre alegres é preciso deixar que o Espírito guie as suas vidas. Então, crismandos, acolham, recebam e se encham desse Espírito de Deus e comecem as suas travessias”.

Catequese

Mais cedo, ministrando o sacramento da Crisma a outros 61 jovens, do distrito de Monte Alverne, Dom Gilberto, refletindo sobre o Evangelho no qual Jesus questiona a ausência de fé de seus discípulos, aproveitou o momento para fazer uma catequese.

Tomando uma manga para explicar as simbologias contidas nesta passagem da sacrada escritura, disse que “a fé é uma forma de possuir o que nós cremos”.

“Com essa manga eu quero explicar pra vocês sobre a fé. Nessa semente aqui, tem uma mangueira em potência. Uma manga dessa quando a gente planta, ela floresce e produz milhares de outras. A fé, então, é uma forma de possuir o que nós cremos. E aqui a gente não vê a mangueira, mas ela está presente no caroço. Agora, se eu não plantar, nem cuidar, ela não produzirá. Assim é a nossa fé. Se nós não cuidarmos, ela não produzirá vida”, explicou.

Ao término da missa, o bispo conclamou os presentes, sobretudo, a juventude, para recordar-se sempre do Sacramento da Confirmação, agradecer a Deus por este dom e pedir-lhe ajuda para viver como verdadeiros cristãos, caminhando sempre com alegria, segundo o Espírito divino.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts