Dom Gilberto preside sua última festa de padroeiro na Diocese de Crato

Nesta terça-feira, 29 de junho, a comunidade de Caririaçu-CE concluiu os festejos ao padroeiro São Pedro. A Solenidade teve início às 16h e foi presidida por dom Gilberto Pastana. Esta foi a última festividade paroquial presidida por ele antes de seguir para a nova missão em São Luís-MA, quando assumirá o pastoreio da Arquidiocese.

Por conta da pandemia, a celebração contou com 50% da capacidade da Igreja. Todos de máscaras e fazendo uso de álcool gel. Para viabilizar a participação de mais pessoas, a Solenidade que fez memória as duas colunas da Igreja, São Pedro e São Paulo, foi transmitida pelas redes sociais da paróquia e da diocese.

Durante a homilia, além de refletir sobre a liturgia, dom Gilberto recordou que, pela manhã, em Roma, o Papa Francisco presidiu a celebração onde foram abençoados os Pálios entregues aos novos arcebispos. Ao todo, foram nomeados 34 arcebispos em todo o mundo, sendo quatro no Brasil, dentre eles, dom Gilberto.

“Assim como Jesus carregava e acolhia as ovelhas, o arcebispo, ao colocar o Pálio, deve recordar sua missão de conduzir as ovelhas”, explicou. Por causa da pandemia, nem todos os arcebispos nomeados estiveram presentes em Roma. Dom Gilberto, por exemplo, deverá receber o seu em uma cerimônia que será agendada com o Núncio Apostólico no Brasil.

Ao fim da celebração em Caririaçu, o pároco, padre Cícero Caboclo, manifestou gratidão a dom Gilberto e, junto ao coral e à comunidade, entoou um cântico de homenagem. “Dom Gilberto sempre foi muito presente entre nós, principalmente nos momentos difíceis. Agradecemos por seu pastoreio e rezamos por sua nova missão”, destacou.

Assistida pelo diácono Ailton Araruna e concelebrada também pelo frei Pedro Rangel, da Arquidiocese de Aracajú-SE, a Solenidade festejou os 150 anos de criação da paróquia. Após a missa, o carro andor com a imagem do padroeiro foi levado em procissão motorizada pelas ruas da cidade.

Por: Jornalista Patrícia Silva – DRT 3815/CE

Fotos: Rozelia Costa