Dom Gilberto participa virtualmente da 58ª Assembleia dos Bispos do Brasil

Compartilhe:

O pastor diocesano de Crato Dom Gilberto Pastana de Oliveira participa virtualmente da 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil iniciada nesta segunda-feira, dia 12 de abril. O tema central é a Palavra de Deus, seguindo a proposta das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Até a próxima sexta, dia 16, outros trinta assuntos ligados à vida da Igreja e da evangelização serão aprofundados, incluindo análises da conjuntura eclesial e social e a programação de atividades dos anos Amoris Laetitia e de São José.

Os bispos são sucessores dos Apóstolos e recebem de Deus a missão de ensinar, por meio da pregação do Evangelho, para que pela fé, pelo batismo e pelo cumprimento dos mandamentos, os fiéis consigam a salvação. Os fiéis, por sua vez, são chamados a rezar por seus bispos e colaborar com eles nos trabalhos apostólicos.

De acordo com a  versão atual do texto regimental da Conferência (Documento 70 da CNBB), a Assembleia Geral é o “órgão supremo da CNBB, expressão e realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”, com a finalidade de realizar os “objetivos da CNBB, para o bem do povo de Deus” (art. 27) e para fazer “crescer a comunhão e a participação” (art. 28), “a Assembleia Geral tratará de assuntos pastorais de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização” (art. 29). Participam dela cardeais, arcebispos, bispos diocesanos e auxiliares, coadjutores, além dos bispos eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja que são convidados.

A Igreja Católica no Brasil possui atualmente 278 circunscrições eclesiásticas, 475 bispos, dos quais 309 exercem alguma missão e função de governo, mais 166 bispos eméritos (aposentados).

Para saber mais sobre a 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, acesse:  https://www.cnbb.org.br/

<< Dom Fernando Panico, bispo emérito de Crato, também participa da Assembleia. Foto: Reprodução >>

 

Postado por: Assessoria de Comunicação

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts