O Encontro de Jovens com Cristo (EJC), movimento que existe em todo o Brasil está presente também na diocese de Crato e, durante este final de semana, de 30 de junho a 2 de julho, reuniu sessenta jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da cidade de Crato, no Seminário Diocesano São José, para um aprofundamento sobre a vida do jovem cristão.
Vivenciando o Ano Mariano, o tema refletido foi “Doa a tua vida como Maria aos pés da cruz”, e o lema “Se a terra que Jesus pisou é santa, imagine o ventre que o gerou”. A programação contou com várias palestras e, dentre elas, a do bispo dom Gilberto Pastana, que na manhã deste domingo falou aos jovens sobre a Reconciliação.
“A igreja nos ensina que nesse caminhar penitencial do encontro com o Senhor, nós precisamos fazer uma pequena caminhada e o primeiro passo é fazer um profundo exame de consciência. Nossos gestos, nossa vida, nossas atitudes… Então eu tenho que me confrontar com a vontade de Deus e a melhor coisa para isso é colocar os dez mandamentos de um lado e minha vida do outro. Como conheço a vontade de Deus em minha vida? Tenho contato com a palavra de Deus? Me relaciono com quem está próximo de mim? Uso bem o celular ou estou entrando no mundo das nuvens? O processo penitencial começa quando caímos em si. O segundo passo para fazer uma boa confissão é examinar, reconhecer os pecados para confessar, reconhecer que precisamos dar um passo daquilo que não fizemos para agradar ao Senhor para aquilo que precisamos fazer para agradar”, disse dom Gilberto refletindo a Parábola do Filho Pródigo, que ele preferiu chamar de Parábola do Pai Misericordioso.

Dom Pastana ainda deixou uma missão para os jovens: nos minutos de suas palavras ele refletiu a primeira parte da parábola e pediu que a segunda parte, a que fala da reação do irmão mais velho, eles lessem em casa e fizessem a reflexão a partir do que ele havia falado.
A esta missão, os jovens que escutavam atenciosos as palavras do pastor diocesano, se prontificaram a cumprir. “Para mim o maior aprendizado que o dom Gilberto nos deixou foi reconhecer o perdão e o amor de Deus nessa visão da Igreja, de como saber o caminho que nos leva a esse perdão. É bom quando temos essa visão da Igreja, esse ensino passo-a-passo dessa busca do perdão. Ele nos ensinou a como fazermos para encontrar esse amor de Deus no perdão. Sim, quando eu chegar em casa irei ler a segunda para da parábola e lembrarei do que ele nos falou”, falou o encontrista Samuel Mariano.
A expectativa agora, por parte da coordenação, é que estes jovens se engajem nas pastorais da Igreja, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sendo o rosto jovem de Deus na dinâmica de evangelização.

Confissão
Ainda no momento da palestra, dom Pastana explicou aos jovens que a confissão não é uma direção espiritual. “Ao chegar diante do padre devemos dizer a ele: ‘eu estou aqui, eu preciso da graça de Deus, eu preciso me reconciliar com o Senhor, eu confesso minhas limitações e fraqueza e reconheço que isso não me ajuda a ser gente, a ser filho de Deus. Eu peço o perdão de Deus’. Foi isso que Jesus disse a Pedro: ‘tudo que o ligares na terra será ligado no céu, o pecado que perdoares na terra será perdoado no céu’”, falou.
Ainda orientando os jovens sobre o Sacramento da Confissão, dom Gilberto explicou que o sacerdote faz um aconselhamento de como superar o pecado e dá uma penitência para superá-lo. A partir dai essa penitencia deve ser cumprida para superar, mas é preciso fazer e acreditar que esse fazer vai ajudar a crescer no amor de Deus.





