Dom Gilberto em visita a Brejo Santo: “Saio daqui muito agradecido e esperançoso para continuar a missão”

Compartilhe:

Dom Gilberto Pastana, bispo coadjutor, deu continuidade ao seu calendário de visita às paróquias da Diocese de Crato, estando, esta tarde de sexta-feira, dia 21, em Brejo Santo, quarta paróquia mais populosa, atrás, apenas, das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha.

No entanto, um fato chamou a atenção do bispo de forma particular: a longevidade do pároco, Monsenhor Dermival Anchieta Gondim, no auge de seus 86 anos de vida e beirando 60 de sacerdócio, todos dedicados a uma única paróquia: a do Sagrado Coração de Jesus.

“Foi um fato notável pra mim os 60 anos do monsenhor na paróquia”, disse o bispo, acrescentando, admirado: “Nunca tinha visto algo parecido em toda minha vida. Foi uma tarde de boas risadas e histórias. Saio daqui muito agradecido e esperançoso para continuar a missão”.

(Santa Missa na Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Patrícia Mirelly)
(Santa Missa na Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Patrícia Mirelly)

Outro fato que o animou foi à unidade entres os padres de Brejo Santo e Porteiras, cidade vizinha. “Eu soube que, uma vez na semana, estão os três juntos. E isso é bom, mostra unidade. Quem sabe, qualquer dia desses, estarei eu também junto a vocês”, disse o bispo.

Recebido com banda de música e homenageado pelo prefeito Guilherme Landim, durante a santa missa, Dom Gilberto agradeceu a calorosa acolhida e pediu aos fiéis orações pelo bom êxito de seu ministério pastoral. “Que possamos trabalhar juntos, para que o rosto de Cristo possa estar cada vez mais presente em nosso meio”.

Um povo fervoroso

Monsenhor Dermival, que viu a comunidade paroquial de Brejo Santo tomar forma, orgulha-se de seu pastoreio. Há dois anos e meio coadjuvando o pároco no exercício do seu ministério, padre Pedro André Bitu Bezerra também tece grandes elogios: “É uma paróquia boa, um povo zeloso, fervoroso, atuante, de prática da fé”, disse. Os paroquianos, por sua vez, também lhes são recíprocos. “Queremos muito bem aos dois. Eles são a vida da gente”, disse Devani Medeiros Madeiro, que aguardou até às onze da noite, para fazer uma foto junto ao bispo e padres.

(Da esquerda para a direita: Padre Pedro André, Monsenhor Dermival, Dom Gilberto Pastana e paroquianos. Foto: Patrícia Mirelly)
(Da esquerda para a direita: Padre Pedro André, Monsenhor Dermival, Dom Gilberto Pastana e paroquianas. Foto: Patrícia Mirelly)

Criada em 25/07/1876, sendo desmembrada das cidades de Jardim e Milagres, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus possui 80 capelas, uma Igreja dedicada à Mãe Rainha e outra em honra a São Francisco.

Durante sua permanência à paróquia, Dom Gilberto conversou, após visitar as referidas igrejas, com o monsenhor Dermival ao final da tarde. Em seguida, presidiu a santa missa. As conversas foram concluídas à noite, com o padre Pedro André.

O bispo coadjutor cumpre, desde meados de agosto, um calendário de visitas, que objetivam conhecer os padres, suas rotinas, trabalhos e desafios. Neste domingo, dia 23, está marcada mais uma visita, dessa vez ao pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Quitaiús.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts