Na segunda feira (17) da Oitava de Páscoa da Ressurreição do Senhor, o Seminário São José celebrou a “Páscoa no Seminário”. Junto aos seminaristas estavam presentes o padre reitor, Padre Acurcio Barros, o diretor espiritual do Seminário, Padre Ricardo, SDB, e também, Padre Hélio, SDB. A celebração foi presidida por Dom Gilberto Pastana.
A Páscoa é uma das maiores festas a ser celebrada pelos cristãos. Todos os anos, durante a Semana Santa, os seminaristas saem em Missão-pastoral para celebrarem o Tríduo Pascal com o povo, nas diversas comunidades paroquiais de nossa Diocese. Assim, já faz parte do calendário do Seminário a celebração da Páscoa, ao retorno das atividades pastorais.
Abrindo a Celebração Eucarística, no átrio principal, houve a celebração do Lucernário, um momento que ressalta o símbolo da luz. Assim, recorda-se que na noite santa, Cristo, nossa Páscoa, ressurgiu vitoriosamente do sepulcro. Ao acender as velas, pedimos: “A luz de Cristo, que já brilha em nossa noite, dissipe todas as trevas dos nossos corações”.

Durante a homilia, Dom Gilberto lembrou aos seminaristas o sentido verdadeiro da Páscoa: ser sinais de esperança na vida dos mais simples e oprimidos. “Somos capazes de chorar ao ver a imagem da Virgem Maria encontrando-se com Jesus, a caminho do Calvário, e não choramos em ver nossos irmãos caídos e mortos ao nosso lado”, refletiu. Por fim, o bispo pediu que os seminaristas apresentassem ao altar do Senhor, em forma de prece, as experiências vividas durante o período de missão.
Após a comunhão, foi entoada a antífona mariana “Regina Coeli” (Rainha do Céu), que expressa a alegria de Maria ao ver seu Filho ressuscitado. Ao final, todos se confraternizaram com um jantar festivo.

Autores: Seminaristas Mauro Filho, Ricardo Filho e Vinícius Ricarto
Fotos: Seminarista Maykel Galvão


 
								 
													


 
													 
													
 por
 por 