Dom Gilberto aos novos ministros da Eucaristia: anunciar Deus encontrando as pessoas

Compartilhe:

O bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, celebrou, na noite deste sábado, dia 22, na Capela do Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, em Crato, a santa missa para os candidatos a ministros da eucaristia, que se encontram em formação no referido centro.

 Na sua homilia, o bispo partiu da oração do fariseu e do cobrador de impostos para dizer aos ministros que “às vezes a gente reza mais com as atitudes do que com as palavras”. Por isso, precisam assumir a função que ora lhes é confiada, também, fora da Igreja, “levando Jesus Eucarístico àqueles que estão impossibilitados, pela saúde, pelas condições físicas, de participar da mesa do Senhor”.

Ao final da missa, o bispo convidou alguns participantes para partilhar as experiências vividas durante estes dias de formação. E concluiu, exortando-os a assumir a função “de forma fraterna, um ajudando o outro”.

(Dona Maria Helena da Silva, paroquiana de Nossa Senhora da Conceição do distrito de Iara, no Barro, partilha as experiências vividas no encontro: "É uma responsabilidade grande, mas nós têm Deus!". Foto: Patrícia Mirelly
(Dona Maria Helena da Silva, paroquiana de Nossa Senhora da Conceição do distrito de Iara, no Barro, partilha as experiências vividas no encontro: “É uma responsabilidade grande, mas nós têm Deus!”. Foto: Patrícia Mirelly

Formação para ministros

O orientador do curso para ministros extraordinários da sagrada eucaristia, diácono José Oliveira Cavalcante (Cory), explica que, anualmente, em nível de Diocese, é proposto um encontro de formação para novos ministros. Este ano os participantes somam entorno de 108. “Existem já os ministros em cada paróquia, que fazem a formação lá mesmo ou nas Foranias. Estes que aqui estão são agentes novos que os padres enviam para o curso preparatório para ministros nas comunidades. Por enquanto, eles vão servir como ministros da palavra, de exéquias e distribuindo a comunhão entre os enfermos”, disse.

A formação acontece desde a sexta-feira, dia 21, e segue até o meio-dia deste domingo, dia 23, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato. Os candidatos à função de ministros “devem distinguir-se pela coerência de vida cristã, viver em situação familiar regular, gozar da estima da comunidade, e que já tenham dado provas bastantes de comunhão e dedicação à Igreja e militância cristã”, conforme orienta a carta convite do encontro.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts