Ministrando o sacramento da Crisma a 120 jovens da comunidade paroquial Nossa Senhora das Candeias, recém-criada pelo agora bispo emérito Dom Fernando Panico, em Juazeiro do Norte, na tarde deste sábado (11), Dom Gilberto Pastana motivou-os à obediência ao Senhor, sinônimo de liberdade.
– A gente é livre quando é obediente ao Senhor. A gente é livre quando faz a vontade do Senhor, porque a vontade do Senhor nos ajuda a ser livres – disse o bispo.
Em sua mensagem à juventude, o pastor diocesano quis alertá-la sobre a liberdade, que não deve se confundir com libertinagem.
Neste sentido quis, ainda, inspirá-la a uma experiência de liberdade, aliada à obediência aos mandamentos do Senhor e, por consequência, de santidade e de amor fraterno. Nesta ordem, Dom Gilberto explicou aos jovens os reais sentidos do “ser livre”.
– Como muita gente fala em liberdade, mas a liberdade exige de nós responsabilidade, comprometimento, participação. Eu sou livre quando me comprometo, quando participo.
Também destacou o papel do Espírito Santo como “verdadeiro protagonista de nossa liberdade”.
– Deus nos dá esses dons, para que a gente possa praticar essa liberdade da forma que Ele quer. Receber o Espírito Santo, na verdade, é receber essa força de Deus para que Ele aja em nós, para que Ele seja mais forte que os meus pensamentos, que os meus desejos e, assim, os meus desejos e pensamentos sejam como os Dele.
Por fim, o bispo disse que é preciso colocar os dons, agora recebidos com a unção, a serviço das famílias e, sobretudo, da comunidade, pois “o Espírito Santo nos faz disponíveis e nos move à tomada de iniciativas”.
Após a missa na Paróquia de Candeias, Dom Gilberto seguiu para a Paróquia de São João Bosco, também em Juazeiro, onde crismou mais 80 jovens.
Para ver a galeria, acesse: https://diocesedecrato.org/gallery/crisma-candeias-e-sao-joao-bosco-juazeiro-do-norte/





