Em uma devoção a Nossa Senhora dos Brasões iniciada na década de 40, os mais de mil moradores do Distrito Brejo Grande, pertencente ao município de Santana do Cariri- CE, celebraram hoje, 19, a última noite de novena, do ano 2015, em honra a co- padroeira da comunidade. A celebração foi presidida por Dom Fernando Panico e contou com a participação de fiéis de todo o município, que realizaram diversas homenagens e agradecimentos ao pastor diocesano.
A devoção a Virgem dos Brasões é realizada devido uma graça alcançada pelos moradores do Distrito, explica o coordenador da Capela São José, Francisco Vicente da Silva, que tem Maria como co-padroeira. “Vivíamos em uma época onde a lepra estava matando muitos dos que moravam aqui. Então alguns idosos de nossa comunidade fizeram uma promessa para que este mal acabasse e em forma de agradecimento celebraríamos uma novena no mês de setembro em honra a Nossa Senhora. As pessoas pararam de morrer por conta daquela doença e a devoção continua até hoje”, disse.

O ato devocional é tão presente na vida da comunidade que para a aposentada Maria da Conceição Alencar, de 77 anos, que mora no Sítio Gitó, não é sacrifício andar meia légua para participar do novenário, ainda mais se ela terá a oportunidade de estar próxima do bispo. “Já alcancei muitas graças e quero alcançar ainda mais. Gosto muito de Dom Fernando, rezo sempre por ele. Eu só vinha amanhã para a celebração, mas ao saber que era ele que vinha hoje eu disse logo que vinha nem que fosse a pé. Ai, apesar das doenças que tenho, vim devagarzinho e estou aqui junto ao meu pastor”, relatou a fiel.
Na mensagem de agradecimento, ao final da celebração, um jovem falou em nome de todos da comunidade: “Dom Fernando, quem o conhece sabe o exemplo de vida que o senhor é para nós”.

Diante do apoio e tantas demonstrações de carinho, Dom Fernando agradeceu e expressou palavras de ânimo aos fiéis. “É o Senhor que sustenta minha vida, como diz o salmista. Que essas palavras possam ser gravadas no coração de cada um de nós. Se o Senhor é a nossa força, quem poderá nos vencer? Deus está conosco. É o Senhor que sustenta a nossa vida, por isso não podemos desanimar na caminhada, pois evangelizar significa dar boas notícias. Então vamos dar boas notícias”, disse.
Apesar do Novenário a Nossa Senhora dos Brasões ter iniciado na década de 40, a Capela de São José já existe há 127 anos, sendo mais antiga que a Matriz de Senhora Santana. Em 2015 a festa teve como tema “Com Nossa Senhora dos Brasões, exemplo de fé católica, sejamos uma igreja servidora e missionária”, acontecendo de 11 a 20 de setembro.


								
													


													
													