Nesta semana, de 19 a 23 de outubro, o Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, acolhe o Bispo, Dom Ottorino Assolari, e o clero da Diocese de Serrinha- BA, na realização do Retiro de Espiritualidade que tem como formador o Bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico.
A Diocese de Serrinha possui cerca de 30 padres, dos quais 22 deles são diocesanos e os demais religiosos. Do retiro participa somente o clero diocesano. O encontro acontece para fazer com que os participantes alimentem a vocação sacerdotal, como disse o representante do clero, Pe. Evandro de Santana Andrade: “O Retiro Espiritual é uma parada para pensar na vocação de cada um de nós. Tempo de ouvir os propósitos que Deus coloca na vida de cada um, nos aproximando da vontade de Deus em nossa vida e nos fortificando na missão”.

A escolha da Diocese de Crato para sediar o Retiro foi semeada desde o ano passado, explica Dom Ottorino, junto também foi feito o convite a Dom Fernando para ser o responsável pela parte formativa do encontro. “A temática que estamos refletindo nestes dias diz respeito ao nosso ser sacerdote, aos compromissos sacerdotais, os problemas que enfrentamos e, sobretudo como enfrentar estes problemas à luz da palavra de Deus e as reflexões propostas pelo nosso formador, Dom Fernando Panico”, afirmou.
A Diocese de Serrinha completou, no último dia 21 de setembro, 10 anos de criação e possui uma extensão territorial de um pouco mais de 17 mil quilômetros quadrados, número praticamente igual ao da Diocese de Crato. Ambas se assemelham ainda por terem como administradores Bispos Religiosos Missionários naturais da Itália, além de terem sido criadas nos pontificados de Papas de nomes parecidos: Bento XV criou a Diocese de Crato em 1914, e Bento XVI, em 2005, criou a Diocese de Serrinha.






