Dom Fernando partilha bolo de seu aniversário com pessoas carentes

Compartilhe:

Bolos e refrigerantes fazem parte de homenagens oferecidas às pessoas que estão aniversariando. Com Dom Fernando Panico, que celebra o dom de sua vida desde o último dia 27 de dezembro, não foi diferente. Porém duas características marcaram as comemorações pelo aniversário do Bispo da Diocese de Crato: a partilha e a comunhão, vivenciadas dentro da dinâmica de uma Igreja em Saída.

Um dos momentos que retratou bem estes aspectos, próprios do carisma missionário que Dom Fernando exerce, foi vivenciado na manhã de hoje, dia 30 de dezembro. É que o Bispo saiu de sua residência e foi ao encontro de pessoas pobres, para com elas comemorar o seu aniversário. Por isso ele levou, para serem partilhados, um bolo que ganhou como um de seus presentes, outro que ele mandou fazer e refrigerantes, acompanhados de muito amor e carinho.

Idosos do Abrigo Nossa Senhora das Dores e crianças do Oratório Salesiano, localizado no Horto, e dos Orfanatos Jesus, Maria e José e Oasis de São Bento, receberam a visita do Bispo.

Dom Fernando recebendo um abraço coletivo das crianças do Orfanato Jesus, Maria e José. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando recebendo um abraço coletivo das crianças do Orfanato Jesus, Maria e José. (Foto: Patrícia Silva)

“As homenagens que recebi quero partilhá-las com os meus irmãos mais necessitados. Dividi estes bolos para que sejam fonte de partilha e alegria para diversas instituições”, explicou Dom Fernando.

Com mensagens de agradecimento e homenagens singelas, os ilustres convidados da festa se sentiram presenteados por puderem comemorar os 70 anos do Bispo ao lado dele. Quando perguntado sobre o que mais gostou referente a visita de Dom Fernando, o pequeno Henold Hanry, de 7 anos, do Orfanato Oásis de São Bento, respondeu sem demorar: “Eu gostei daquele abraço que ele me deu. Ele parece um anjo”. Já a dona Maria Elvino, de 84 anos, que mora no Abrigo Nossa Senhora das Dores, além de demonstrar grande felicidade, definiu o Bispo como “uma pessoa de Deus”.

Confira a homenagem das crianças do Oratório. Com 4 anos de idade, Ariadna dos Santos Silva cantou uma música e foi acompanhada por cerca pelas cerca de 300 crianças que estavam no local.

Em todos os locais a acolhida alegre ao Bispo era contagiante, o tradicional cântico de parabéns foi entoado e a entrega do bolo deu espaço ao diálogo, sorrisos e atenção especial que Dom Fernando deu a cada um de seus convidados. Convidados estes que o Bispo fez questão de ir ao encontro deles, como o Bom Pastor que sente o cheiro de suas ovelhas, conforme diz o Papa Francisco.

Gratidão

Com expressão serena e empatia pela situação de cada convidado visitado, Dom Fernando realizou um de seus grandes desejos do aniversário de 70 anos: estar e celebrar também com os pobres. Nos orfanatos e oratório acolheu as crianças com afeto paternal, conversou pacientemente com elas. No abrigo visitou cada quarto e, apesar da dor do abandono, levou mensagem de esperança aos idosos.

“É uma alegria puder dizer a Deus o nosso muito obrigado pelo dom da vida. A vida nos é dada para ser vivida como um serviço na fraternidade, simplicidade, mas com todo o coração. Estou aqui para dizer a esses nossos irmãos, que vivem uma realidade de sofrimento, solidão, abandono que eles não estão sozinhos. Estão com toda a família dos irmãos e irmãos. Que somos filhos de Deus! Eu tive a alegria de nascer dentro da oitava do Natal de Jesus, então as homenagens que recebi quero partilhá-las com os meus irmãos mais necessitados de carinho, abraço, de uma palavra encorajadora. Tenho muita alegria em dizer: partilhemos nossa amizade, nossa oração e a vida em família”, falou o Bispo.

Abraço acolhedor do Bispo Diocesano com uma idosa do Abrigo Nossa Senhora das Dores. Na oportunidade ela parabenizou o Bispo pelos seus 70 anos. (Foto: Patrícia Silva)
Abraço acolhedor do Bispo Diocesano com uma idosa do Abrigo Nossa Senhora das Dores. Na oportunidade ela parabenizou o Bispo pelos seus 70 anos. (Foto: Patrícia Silva)

A ação de Dom Fernando encheu de encorajamento aqueles que contribuem para amenizar a dor dos que estão à margem da sociedade. “Esta atitude do Bispo é uma bênção de Deus para ele e para nós. Muitas graças serão derramadas a ele por causa desta visitas aos pobres e abandonados”, disse Cleonice Gomes Oliveira, coordenadora do Abrigo Nossa Senhora das Dores.

A recente conquista da reconciliação da Igreja com o Padre Cícero também animou ainda mais a festividade.  “É uma alegria muito grande para todas as nossas crianças, para todos nós, em especial neste momento que comemoramos a reconciliação da Igreja com o Padre Cícero, pois foi ele que lutou por isso”, afirmou Irmã Agnes Urakawa, Congregação Irmãs da Caridade de Jesus, colaboradora do Oratório Salesiano.

Crianças do Orfanato Oasis de São Bento acompanhando atenciosamente as palavras de Dom: Patrícia Silva) Fernando. (Foto
Crianças do Orfanato Oasis de São Bento acompanhando atenciosamente as palavras de Dom: Patrícia Silva) Fernando. (Foto

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts