Na última terça-feira, 7 de março, o Seminário Diocesano São José, em Crato, celebrou 148 anos de sua fundação. Por ocasião de mais um aniversário da casa de formação dos futuros sacerdotes, o bispo emérito, Dom Fernando Panico, enviou uma mensagem de felicitações a todos os que contribuem e integram o “Casarão de São José”. A mensagem foi lida ao final da missa de ação de graças.
Leia a mensagem na íntegra:
MENSAGEM DE DOM FERNANDO PANICO
POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ DE CRATO
Caríssimo Pe. Luciano,
Recebi a sua comunicação alusiva ao aniversário dos 148 anos do nosso Seminário São José, amanhã, dia 7 de março. Levo no coração esta data que recordo com emoção. Obrigado pelo convite fraterno para uma experiencia forte de comunhão sacerdotal, celebrando a Eucaristia amanhã. Sintam-me presente, na graça da comunhão fraterna. Com o nosso bispo Dom Magnus, com os Padres concelebrantes e com toda a Assembleia reunida, louvo a Trindade Santa pela história e pela fecunda missão deste Seminário São José, fundado e idealizado por Dom Luís dos Santos, primeiro bispo do Ceará, para formar sacerdotes a serviço do Povo de Deus no Sul do Ceará. Permanece vivo este mesmo compromisso da fundação, assinalado por tantos Formadores e seminaristas que se sucederam ao longo dos anos; compromisso sustentado por toda a Diocese, particularmente pela oração e pela partilha generosa, em favor das vocações sacerdotais.
Com vocês, eu também sou testemunha da misericórdia de Deus. Ele “nunca deixou trabalho sem recompensa nem lágrimas sem consolação”, nos recorda o Servo de Deus Pe. Cícero, o qual participou do projeto e do início desta casa de formação. Deu seja louvado e amado pelos frutos de ontem e de hoje no trabalho vocacional em nossa Diocese. Mas a missão continua e a Igreja pede sacerdotes santos, pastores dignos para guiar o Rebanho do Senhor.
A intercessão da nossa Bem-aventurada Mártir Benigna e do Pe. Cícero nos animam a caminhar.
Ao nosso amado bispo, Dom Magnus, a você Pe. Luciano, aos seus colaboradores na Formação, a todo os caros seminaristas, aos irmãos sacerdotes e aos convidados à festa, o meu desejo de felicidade e de paz. Abraço.
Dom Fernando Panico.