Dom Fernando festeja jubileu de ouro sacerdotal e divulga carta aos fiéis

Compartilhe:

O bispo emérito Dom Fernando Panico festeja no próximo dia 31 de outubro a história de um chamado que teve início há cinquenta anos com a sua ordenação sacerdotal, elevado à plenitude com a consagração episcopal.

Na Diocese de Crato, da qual foi pastor durante quinze anos, ele celebrou esta data jubilar na missa dominical das nove da manhã deste dia 24, junto aos padres, seminaristas, religiosas e o povo de Deus, representado principalmente nas Novas Comunidades, movimentos apostólicos e membros da Renovação Carismática Católica que lotaram os assentos da Sé Catedral de Nossa Senhora da Penha, na cidade de Crato, puxando calorosa e demorada salva de palmas quando o avistaram.

“Agradeço a presença de vocês. Isso me comove, me faz se sentir acolhido neste dia em que, com vocês, vou dar graças a Deus pelos 50 anos da minha ordenação sacerdotal”, disse Dom Fernando no início da santa missa que chamou de ‘celebração missionária’ em virtude do Dia Mundial das Missões.

Concelebraram a Eucaristia o bispo de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, o administrador diocesano de Crato, Padre José Vicente Pinto, o reitor do Seminário São José Padre Acúrcio Barros e outros sacerdotes da Diocese.

Carta testemunhal 

Os cinquenta anos de sacerdócio de Dom Fernando também estão impressos nas páginas de uma carta testemunhal de 28 páginas distribuída ao fim da Santa Missa. Intitulada “Sursum Corda! Deus amadurece”, o bispo emérito explica que não se trata de uma ‘autobiografia’, mas “uma partilha fraterna de momentos significativos da ‘história da salvação’ em mim, antes e depois da Ordenação Sacerdotal”.

Baixe para ler na íntegra clicando aqui.

Missionário do Sagrado Coração de Jesus (MSC), natural do sul da Itália e naturalizado brasileiro, Dom Fernando foi ordenado sacerdote em Roma, no dia 31 de outubro de 1971. Em 13 de dezembro de 1974 chegou ao Brasil, como missionário no Estado do Maranhão. Lá permaneceu até 02 de junho de 1993, quando foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, Bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí, onde recebeu a ordenação episcopal em 14 de agosto daquele ano.

No dia 02 de maio de 2001, foi transferido para a Diocese de Crato como seu quinto bispo, tendo assumido sua missão pastoral em 29 de junho de 2001 e concluído em 28 de dezembro de 2016, aos 70 anos, tendo renunciado por motivo de saúde. Estava em Tricase, na Itália, sua terra natal, colaborando como capelão no hospital administrado pelas irmãs. Retornou recentemente ao Brasil para celebrar o jubileu de ouro sacerdotal.

Saiba mais aqui.

Acesse a galeria de fotos

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts