“Rezem por mim e eu possa, com vocês, um dia, me reunir na casa do Pai, ao lado de Nossa Senhora, ao lado de São José, ao lado de todos os santos e anjos das nossas paróquias e comunidades. Amigos, irmãos, filhos e filhas, muito obrigado pela bondade”, assim despediu-se Dom Fernando Panico das paróquias e comunidades que integram a região forânea de número 3 da Diocese de Crato, em missa de ação de graças celebrada na manhã deste sábado, dia 10, na Igreja Matriz de São José em Missão Velha.
O pastor diocesano, que durante quinze anos esteve à frente da Diocese, recebeu diversas homenagens, entre elas o depoimento emocionado do Padre Joaquim Ivo, sobre os desafios enfrentados “com muita fé em Deus e na Sua justiça”.
Também o padre Paulo Sérgio, vigário paroquial de Missão Velha, fez bonito texto sobre a palavra “dom”, relacionando-a ao ministério episcopal de Dom Fernando.

“Não encontrei outra palavra a não ser aquela através da qual somos convidados a chama-lo: ‘dom’ […] que apresenta vários significados que transcende a norma de tratamento. E nós, reconhecendo no bispo um grande presente, somos chamados a alimentar nossa fé em profunda comunhão com ele, a partir dos presbíteros e diáconos. O bispo é a árvore. Os padres e diáconos são os frutos que o bispo oferece, pela graça de Deus, para alimentar a fé e a vida do povo. Dom Fernando, desde que chegastes aqui, vosso ministério é e sempre será um verdadeiro dom da graça divina para todos nós”.
Padre Idemário Muniz, vigário forâneo, disse que “é com este sentimento que nossa Forania rende graças e louvores a Deus por tudo quanto foi realizado em nós ao longo desse pastoreio”.
À exceção das paróquias de Porteiras e Mauriti, cujas ausências foram justificadas em virtude da festa da padroeira, Imaculada Conceição, estiveram presentes a este momento de emoção as paróquias de Barro e do distrito de Iara, Palestina (distrito de Mauriti), Missão Velha, Jamacaru, Milagres, Brejo Santo, Abaiara, Jati, Jardim e Penaforte.

Dom Fernando, nesta quarta-feira, dia 14, estará na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Crato, para despedir-se das paróquias e comunidades que fazem a Forania 1.





