DNJ 2020: Por meio de cada carisma, viver o amor a Deus e ao próximo

Em comunhão com as demais igrejas no Brasil, as juventudes presente na Diocese de Crato, assim chamada por estar organizada de forma plural e nas diversas expressões, uniram seus carismas para viver e celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ) comemorado neste domingo, dia 25 de outubro, com o tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, e o lema: “Ouviu, e junto com eles caminhou” (Lc 24, 15-17) ainda em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2020.

O encontro, que costuma reunir uma multidão de jovens, precisou se readaptar por causa da pandemia. Em seu formato digital, o DNJ contou com três representantes de cada expressão juvenil, os demais puderam acompanha-lo através das redes sociais.

Abrindo a programação, às nove da manhã, os jovens participaram da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. Concelebraram a Eucaristia o vigário geral da diocese e cura da Catedral, Padre José Vicente Pinto, o assessor eclesiástico do Setor Juventude, Padre José Ricardo Barros, e o diretor espiritual do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Padre José Gonçalves.

Na homilia da Missa, Dom Gilberto motivou a juventude para “acolher de Jesus os seus ensinamentos e caminhar na direção d’Ele”, tendo como referencial a vida do próprio Cristo. Refletindo o Evangelho deste domingo, o trigésimo do tempo comum, o pastor diocesano falou sobre o “Mandamento do Amor”. “Não há lei maior ou mais importante do que o amor a Deus e ao irmão. São inseparáveis. Não podemos dizer que amamos a Deus sem traduzir esse amor em gesto concreto, amando os irmãos. O amor a Deus passa, necessariamente, pelo amor ao irmão”, disse.

Após a Celebração Eucarística, os jovens seguiram para o Salão Paroquial da Sé Catedral, onde a programação teve continuidade. Além de apresentações artísticas, o momento contou com a participação virtual do padre Referencial para a Juventude no Regional Nordeste 1 da CNBB, Padre Watson Façanha. O Regional é composto pelas nove dioceses do Ceará, nas quais se inclui a Diocese de Crato.

Segundo o responsável pelo Setor Juventude, Guilherme Menezes, celebrar o DNJ é sempre motivo de alegria. “Graças a Deus, nós podemos contemplar a grandeza de dons e de carismas em nossa diocese. Como nos fala o Papa Francisco, na Igreja, independente da expressão ou do movimento, somos um, somos Igreja. Foi magnífico estar aqui, festejando esse dia tão especial”, considerou.

Para Alana Julia, da Obra da Comunidade Católica Shalom, o momento foi uma grande experiência com o amor de Deus. “Esse DNJ conseguiu me tocar mais que os outros. Talvez por todo esse processo de pandemia e distanciamento, ou talvez por razões maiores. Desde a missa, Jesus me falava, de modo particular, sobre o amor e o tanto que Ele deseja amar minha vida e de tantos outros jovens. Posso afirmar, com convicção, que foi um divisor de águas. Fui totalmente renascida”, partilhou a jovem.

Concluindo a programação, houve um momento de exposição e bênção do Santíssimo Sacramento, durante o qual os jovens, de joelhos, adoraram a Jesus Eucarístico, implorando d’Ele as graças necessárias para a caminhada.

Por Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação