Ditoso 1º de setembro: Em Crato, fiéis celebram a padroeira da Diocese, a Virgem da Penha

No raiar desta quinta-feira, 1º de setembro, fogos estouraram no céu de Crato, anunciando o dia jubilar, dedicado aquela que, desde os áureos tempos, é invocada como “Imperatriz Constante”, a Virgem da Penha, padroeira da cidade e de toda a Diocese de Crato.

Às nove da manhã, uma multidão de fiéis lotou o interior e o patamar da Sé Catedral para a missa solene, presidida por Dom Magnus Henrique, e concelebra por vários sacerdotes. Todos unidos, devotamente, para entoar louvores à Maria.

Neste ano, os devotos de Nossa Senhora da Penha refletiram a temática: “Mãe da Penha, mãe da sabedoria e do amor”, em comunhão com a Campanha da Fraternidade 2022. Durante os dias de retiro comunitário, um convite à escola de Maria, aquela que educa no amor e na sabedoria.

“Somos chamados neste tempo tão confuso a buscas a sabedoria do alto para viver o amor no mundo marcado por discórdia. A exemplo de Maria, somos chamados a testemunhar o amor de Deus e ser na Igreja e com a Igreja, um sinal de esperança e força, um farol que, poeticamente, resplandece no mar mesmo que nossa luz não brilhe com tanta intensidade, pois somos apenas reflexos da luz de Deus”, refletiu Dom Magnus, durante homilia.

A programação da festa continua durante o dia. À tarde, após a missa das 16h, a tradicional a procissão com a imagem, percorre as ruas da cidade do Crato, concluída com a benção do Santíssimo Sacramento, no largo da Matriz.

Mensagem especial

Por ocasião da Solenidade da Padroeira da Diocese de Crato, o bispo emérito desta porção do Povo de Deus, Dom Fernando Panico, enviou uma mensagem aos diocesanos e devotos de Nossa Senhora da Penha.

“Celebrando hoje a Festa de Nossa Senhora da Penha, excelsa Padroeira da nossa Diocese, uno-me à alegria de todos para agradecer e cantar as maravilhas da presença de Deus em nossa vida. “Tudo é Graça”.”

Leia a mensagem na íntegra, clicando aqui: Mensagem pela Festa de N.S.P.

Texto: Jornalista Mychelle Santos / Assessoria de Comunicação

Fotos: Theresa Pedrosa / Colaboradora Pascom diocesana