Diocese de Crato sedia a 8ª Assembleia Nacional do Segue-me

Compartilhe:

Dom Fernando Panico celebrou, às 19h, do dia 16 de maio, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, a missa de abertura da 8ª Assembleia Nacional do Segue-me, que contou com aproximadamente 40 representes das 14 dioceses em que o Segue-me atua, juntamente com o dirigente nacional, Pe. Valdir Cândido, o coordenador diocesano do Setor Juventude da Diocese de Crato, o Pe. Cícero José da Silva, dentre outros. Dezenas de fiéis também prestigiaram este momento.

A assembleia tem um objetivo especial nesta edição, que é unificar o documento de regimento do Segue-me para que, independente do local onde ele atue, se fale a mesma língua. Já existe um regimento que é documento normativo básico, mas a proposta do documento unificado facilitará o diálogo entre todos os membros deste carisma e também com os outros movimentos jovens da igreja, segundo Cícero Roberto Silva, membro do Conselho Diocesano do Segue-me de Juazeiro do Norte.

A expectativa pela aprovação do regimento em prol da unidade do carisma é vista como necessidade pelos membros do movimento, como disse Maria Mariana, 19, do Segue-me de Maceió- AL, “queremos uma união maior entre os estados e dioceses. Com o documento pronto vai mudar tudo, pois vamos começar a seguir uma estrutura, se baseando em um documento e tendo uma linha para seguirmos”. A agilidade pela aprovação do documento também é esperada pelos membros do Segue-me, como falou Tayná de Oliveira Rodrigues, 25, também do Segue-me de Maceió, “espero que possamos somar mais votos em comum e que consigamos unificar este documento o mais rápido possível”.

Entre os membros estavam os representantes vindos de Anápolis- GO, Itubiará- GO, Goiania- GO, Barra do Garças- MT, Brasília- DF, Campo Grande- MS, Cuiabá- MT, , Macéio- AL, Palmas- TO, Sinop- MT e Juazeiro do Norte- CE.

Dom Fernando falou da importância deste movimento para a igreja e lembrou que somente aqueles que seguem a Jesus tem a possibilidade de vivenciar sua ressurreição, “quem segue Jesus poderá ser testemunha do Cristo Ressuscitado. Segue-me para ser testemunha de Jesus Cristo, aquele que foi morto, mas está vivo. Está é a missão do Segue-me, de todos os batizados e de toda a igreja”.

O bispo ainda disse que “devemos seguir Jesus fazendo com que seja despertado em nós a coragem da fé, a ousadia do compromisso cristão. Seguir Jesus tendo olhos abertos para que ninguém fique sonolento diante da realidade do mundo que busca apagar os valores e tirar a esperança da ressurreição de Cristo. Aquele que segue Jesus, segue sempre em direção a uma meta e é necessário enxergar essa meta, vendo nela algo que o próprio Deus colocou em nosso coração”.

Celebração da missa de abertura da 8ª Assembleia Nacional do Segue-me.
Celebração da missa de abertura da 8ª Assembleia Nacional do Segue-me.

Dom Fernando se dirigiu diretamente aos seguimistas dizendo que “o meu voto por ocasião dessa assembleia é que todos vocês, olhando para frente, olhando para a meta, tenham um olhar perspicaz, atento aos sinais dos tempos. Um olhar de águia, esse pássaro que enxerga muito longe, com profundidade e vai direto para alcançar a sua meta”.

Na programação da assembleia acontecerá momentos de plenárias, discussões sobre o regimento unificado, missa, adoração ao santíssimo sacramento e noite cultural sendo realizado nas imediações do colégio salesiano, centro juvenil, salão do Santuário Sagrado Coração de Jesus e a própria matriz do Sagrado Coração de Jesus. A expectativa maior é que no término da assembleia, que será o próximo domingo, dia 18, o documento possa ser concluído.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts