No decorrer de todo o dia de hoje, 6 de abril, logo que foi anunciado o falecimento do bispo emérito dom Newton Holanda Gurgel, por insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, a diocese de Crato e o pastor diocesano, dom Gilberto Pastana, têm recebido diversas manifestações de condolências por este momento de dor.
Sejam elas por ligações telefônicas, sms, abraço fraterno ou através das redes sociais os fiéis, padres e bispos oferecem ombro amigo, àqueles que se encontram enlutados com a perda de um dos membros que tanto se doou pela Igreja. Os bispos do regional Nordeste I da CNBB, irmãos no episcopado do Estado do Ceará, por exemplo, enviaram a dom Pastana as seguintes mensagens:
Também dom Augusto, bispo emérito da diocese de Floriano- PI, e dom Aldo, bispo emérito da diocese de João Pessoa- PB, enviaram mensagens de apoio. O Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, também enviou para dom Gilberto Pastana mensagem de condolência.
As Irmãs Filhas de Santa Teresa de Jesus, a quem pertence o Abrigo Jesus Maria José, comunidade vizinha à casa onde viveu dom Newton os últimos anos de sua vida, unindo-se em oração, também enviaram suas condolências:
Crato-CE, 07 de março de 2017.
MENSAGEM DE FÉ E SOLIDARIEDADE CRISTÃ
“Se Jesus morreu e ressuscitou – e esta é a nossa fé – de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte.”
1Ts 4,14
Nós, Religiosas Filhas de Santa Teresa de Jesus e Família Teresiana, irmanamo-nos à Igreja diocesana de Crato, representada pelo Exmo. e Revmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, neste dia em que Dom Newton Holanda Gurguel – bispo emérito da Diocese de Crato faz o seu voo “para a Luz, para o Amor, para a Vida”. (Elisabete da Trindade).
A presença de Dom Newton na história da Congregação é deveras marcante, por isso, ele mesmo desejou passar os últimos anos de sua vida ao lado da Comunidade do Abrigo Jesus Maria José, atitude que muito nos alegrou porque ele ficou mais pertinho de nós e também sob os nossos cuidados.
Aos familiares, amigos e assistentes de Dom Newton, sobretudo nos dias difíceis vividos por ele, a nossa prece silente a Deus, Pai e Mãe cujo amor misericordioso consola os corações ‘sentidos’ com a humana dor da separação.
Que o nosso amado irmão, pastor e pai espiritual, Dom Newton, possa cantar como Santa Teresa de Jesus o poema da vida plenificada em Deus.
“Vivo sem viver em mim, e tão alta vida espero, que morro porque não morro.”
Amém!
Com eterna saudade.
Ir. Vera Lúcia Alves de Andrade
p/ Governo Geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.
Crato CE – 07 de abril de 2017
Como agradecimento, o bispo dom Gilberto Pastana disse aos leigos, religiosas, padres e bispos para manterem firmes a fé e a esperança. “Dom Newton celebra a sua páscoa, passa dessa vida para viver definitivamente com o Senhor no lugar que será futuramente a nossa morada. Este é um momento também de esperança e ressurreição porque nós acreditamos na vida eterna, a vida que vem de Deus”, falou.
Dom Gilberto ainda pediu a todos que em suas orações agradeçam ao Pai pela vida de dom Newton, o seu episcopado, o tempo que ele governou a diocese de Crato e o cuidado que ele teve para com o seu rebanho. “Peçamos que o Senhor o acolha em sua glória e aproveitemos também neste momento para refletir sobre a nossa vida, porque esse é um caminho que todos nós faremos. Busquemos melhorar cada vez mais a nossa vida, compreendendo que ela é um dom de Deus, a vida pertence a Ele”, concluiu.













