Diocese de Crato participa dos festejos jubilares da Paróquia de Quixelô-CE

Localizada a 166 quilômetros de Crato, o município de Quixelô está situado no alto Jaguaribe, na região Centro-Sul e reúne 16 mil habitantes. O nome vem dos índios Quixelós (1680-1720).

A Paróquia Bom Jesus Piedoso faz parte da Diocese de Iguatu, mas foi criada por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo diocesano de Crato, numa visita pastoral feita em 24 de outubro de 1921. O gesto reconheceu canonicamente a devoção existente desde a criação imperial da Freguesia, em 1871.

Para manifestar vínculos de amizade fraterna nessa celebração centenária (1871-1921-2021), a Paróquia convidou o Padre José Vicente Pinto, administrador diocesano de Crato, para presidir a 9ª noite dos festejos alusivos ao copadroeiro São Francisco que ocorrem dentro dos festejos jubilares. Padre Árysson Magalhães, vigário paroquial de Mauriti, que viveu parte da infância em Quixelô, e a coordenadora geral da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, criada por Dom Quintino, Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, fizeram parte da pequena comitiva.

Veja galeria de fotos aqui.

A missa foi rezada ao lado da Igreja Matriz, que favorece a ventilação natural – diminuindo a probabilidade de contaminação pela Covid-19 – e a participação de mais paroquianos. A Paróquia foi presenteada com um quadro de Dom Quintino Rodrigues, como marco deste século de história e evangelização.

Neste vídeo, o vigário paroquial de Quixelô, Padre Ricardo Alves, fala sobre os vínculos entre a Paróquia Bom Jesus Piedoso e Diocese de Crato. Assista.

Publicado por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação