Hoje, 10, aconteceu na sede do Regional Nordeste I da CNBB, em Fortaleza- CE, uma reunião de planejamento das atividades da Pastoral da Comunicação que contou com a presença do bispo referencial em comunicação no regional e administrador apostólico da Diocese de Sobral, Dom José Luiz Gomes Vasconcelos, a coordenadora regional, Marta Andrade, e representantes das dioceses do estado, inclusive a Diocese de Crato.
O encontro teve como pautas principais: a partilha das realidades das dioceses no âmbito da comunicação, o Plano de Ação Pastoral e o Projeto Financeiro da Pascom do Regional NE I, o Dia Mundial das Comunicações, a 53ª Assembleia Geral da CNBB e a Formação Regional que acontecerá no mês de maio.
Segundo Dom Vasconcelos, a Pascom no regional vem dado passos muito importantes. “Das nove dioceses que temos no regional percebemos o empenho de todas para realização dos trabalhos, mesmo diante de algumas dificuldades, o que viabiliza o crescimento da caminhada no regional. Deus é comunicação e a igreja vive em função do anuncio da palavra. Nós não podemos imaginar o anuncio do evangelho sem a utilização dos modernos meios de comunicação social”, falou.
O dia mundial das comunicações acontecerá em 17 de maio e será celebrado a nível diocesano; já o Encontro de Formação Regional acontecerá dias 29, 30 e 31 de maio, em Fortaleza, onde cada diocese poderá encaminhar cinco representantes, sendo a taxa individual no valor de R$ 150,00 dando direito a estadia e alimentação.
No encontro de formação será estudado o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, conhecido também como o documento 99 da CNBB, que segundo a coordenadora regional é um apanhado geral de toda comunicação existente na igreja. “Nós queremos formar os comunicadores que atuam em nossas dioceses sobre o diretório, para trabalhar uma harmonia, falando a mesma linguagem. Esse diretório deve ser a base essencial de toda comunicação da igreja”, afirmou.
A Diocese de Crato apresentou um aparato da comunicação existente, sua relação e atuação com os meios impressos, radiofônicos, televisivos e internet. Falou- se também sobre a nova coordenação, os diversos programas de rádios, o diálogo com a imprensa local, as iniciativas de atividades no âmbito da comunicação nas paróquias e comunidades, as missas transmitidas pelas TVs, os boletins existentes nas paróquias e também sobre o lançamento da Revista do Centenário que acontecerá em maio, fato que para Dom Vasconcelos anima a caminhada regional. “O regional se alegra com o retorno da Diocese de Crato, sabemos das potencialidades que ela tem e o quanto pode somar no trabalho que vem sendo realizado ao longo desses anos. Vocês são importantes para nós”, concluiu.





