Nesta terça-feira, dia 17 de março, a Diocese de Crato participou de uma coletiva de imprensa, promovida pela Prefeitura de Juazeiro do Norte sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus (covid-19). Ela foi representada pelo reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, e por Frei Raimundo Barbosa, do Santuário São Francisco das Chagas.
Na ocasião, o prefeito Arnon Bezerra anunciou um plano de enfrentamento para sistematização das ações, que incluiu a reserva da uma “unidade de sentinela”, oferecida aos casos suspeitos, e o monitoramento diário dos casos que, por ventura, vierem a ser confirmados.
Além disso, emitiu decreto de emergência, no qual suspende, por quinze dias, quaisquer eventos públicos e privados acima de 100 pessoas; o mesmo vale para as atividades coletivas em cinemas e academias, por exemplo.
A Igreja de Crato também publicou nesta terça, em sintonia com as autoridades governamentais e sanitárias, novas orientações pastorais suspendendo atos litúrgicos e eventos formativos. Elas foram apresentadas à imprensa pelo Padre Cícero José, que pediu aos fiéis católicos ações preventivas redobradas, evitando aglomerações e intensificando, em casa, orações pelo fim da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do coronavírus. O termo é utilizado quanto uma doença se espalha por diferentes continentes com transmissão de pessoa para pessoa.







