A manhã de hoje, 19, foi de treinamento para secretários (as) e padres da Diocese de Crato, sobre Sistema de Gestão Canônico Pastoral- SGCP. O encontro realizado na Cúria Diocesana Bom Pastor, em Crato- CE, com o objetivo de informatizar as paróquias da Diocese, foi assessorado por Carlos Eduardo, membro da Theós Informática, empresa responsável do sistema.
O SGCP fornece ferramentas do âmbito paroquial que facilitam e organizam trabalhos como: dízimo, registro de sacramentos, financeiro, agendas, calendários, censo, intenções de missas entre outros, permitindo a interação com a Cúria Diocesana.

Para o ecônomo da Diocese, Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos, a adesão ao SGCP por todas as paróquias proporcionará um trabalho em unidade e com transparência. “A Diocese acredita que deve ser prioridade o empenho em oferecer aos fiéis atendimento de qualidade, eficiência, agilidade nas atividades desempenhadas e acima de tudo transparência, procedendo corretamente dentro dos padrões administrativos e financeiros que são exigidos pelos órgãos competentes. Por isso optamos por um sistema completo e que possa informatizar as atividades paroquiais como é o SGCP”, disse.
O SGCP está presente em aproximadamente 100 dioceses e arquidioceses do Brasil. No Ceará o sistema já foi aderido pela Arquidiocese de Fortaleza, Diocese de Sobral e Diocese de Itapipoca. Na Diocese de Crato a Theós já faz parte do dia- a- dia dos secretários paroquiais em 33 paróquias, de 55 que ela possui, mas a proposta é que até o final do ano todas as paróquias já estejam utilizando o sistema.





