Diocese de Crato inicia Assembleia Diocesana de Pastoral

Compartilhe:

A Diocese de Crato iniciou, na manhã desta sexta-feira, dia 13, a Assembleia Diocesana de Pastoral que segue até amanhã, dia 14, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, no Parque Granjeiro, na cidade do Crato- CE. Com a presença de padres, diáconos, representantes de paróquias e áreas pastorais, coordenadores diocesanos de pastorais e movimentos, do Seminário São José, além dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), o encontro vai debater e aprovar o novo plano de pastoral de 2016 a 2019, seguindo o tema “A alegria de viver o Evangelho em tempos de mudança”.

De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal, o encontro será conduzido a partir dos desafios já apontados pela Assembleia do Regional Nordeste I, desde o fortalecimento e criação de comunidades em torno da Palavra, dos Sacramentos e da Caridade, até o caráter social da Igreja na defesa da vida no campo e na cidade. O projeto Igreja em Saída, no entanto, é discussão prioritária, porque abarca a ação social a ser desempenhada por toda Igreja.

Na abertura da assembleia, Adeleni Milfont e Francisca Sampaio, ambas do Ministério da Palavra, coordenaram o momento de acolhida, saudando cada Forania. Representando o Bispo Dom Fernando Panico, o vigário geral da Diocese, Padre José Vicente, justificou a ausência do pastor diocesano que está celebrando o centenário da Arquidiocese de Fortaleza. Em sua fala, o padre reconheceu os desafios que circundam o encontro, mas disse que é preciso encará-los como uma forma de luta e fez votos de que, com ajuda dos participantes e a direção do Espírito Santo, a assembleia possa ser um momento rico e frutuoso.

(Vigário Geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente, fala aos participantes da Assembleia Diocesana de Pastoral. Foto: Priscila Araújo)
(Vigário Geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente, fala aos participantes da Assembleia Diocesana de Pastoral. Foto: Priscila Araújo)

Assessorando o encontro, o Padre da Diocese de Governador Valadares, em Minas Gerais, especialista em Ecumenismo, teologia pastoral, psicanálise e que serviu à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na assessoria às pastorais sociais, Nelito Dornellas, iniciou sua fala expressando grande alegria por retornar às terras caririenses. Depois, fazendo menção a figura Papa Francisco, por ocasião do Ano da Vida Consagrada, registrou a importância da missão que ela desempenha ao considera-la “uma dimensão da profecia na Igreja na Sociedade”.

Análise de Conjuntura Eclesial

Dando continuidade às atividades da manhã, o padre Nelito Dornellas fez uma análise de Conjuntura Eclesial, fundamentada nos Documentos “Alegria do Evangelho” e do documento 100 da CNBB “Comunidade de comunidades”. O padre destacou que é “fundamental um esforço para buscar as melhores respostas aos desafios que a evangelização enfrenta nos tempos atuais”, sob oito pontos, considerado por ele as “ideias-força” para situar a Igreja, dentre eles a retomada do Concílio Vaticano II a partir da reconstrução impulsionada pela figura do Papa Francisco, os leigos como discípulos de Cristo para “animar ambientes e atividades segundo o espírito do Evangelho”, além do olhar do discípulo missionário que deve refletir o olhar de Cristo “purificador e fulminante”, que “faz morrer e faz viver”.

Assessor da Assembleia Diocesana, Padre Nelito Dornellas, faz análise de Conjutura Eclesial. Foto: Reprodução)
Assessor da Assembleia Diocesana, Padre Nelito Dornellas, faz análise de Conjutura Eclesial. Foto: Reprodução)

Uma Igreja em Saída

Outro ponto de destaque na fala do Padre Dornelas foi “a miséria que vai ao encontro da Misericórdia”. Segundo ele, é no encontro de ambas que acontece o Reino de Deus. Uma Igreja em saída consiste em levar a Misericórdia de Deus ao encontro das misérias humanas.

Após a fala do padre, o momento foi aberto aos questionamentos dos participantes. As discussões da Assembleia Diocesana de Pastoral, durante o período amanhã foram encerradas ao meio-dia com previsão de retorno às 14h15 quando será debatida a segunda temática do momento: “As Diretrizes e suas motivações para uma Igreja em Saída”.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts