Dois participantes levam o nome da Diocese de Crato à 4ª Semana Brasileira de Catequese que acontece até este domingo (18), em Indaiatuba, Itaici (SP): Irmã Judinete Alves (Irmãs Guanelianas) da Paróquia São José, em Missão Velha; e Diego Arraes, da Paróquia Santo Antônio, em Antonina do Norte, ambos integrantes da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã.
Eles desembarcaram na região sudeste do país no último dia 14, onde se encontraram com os demais representantes do Regional NE1 (dioceses do Ceará), junto ao bispo referencial para a Animação Bíblico-Catequética, Dom Javier Hernandes Arnedo, pastor emérito de Tianguá.

Inspirado no texto bíblico: “Nós ouvimos e sabemos que ele é o Salvador do mundo” (Jo 4,42), o evento apresenta e debate tema atuais como a transmissão da fé às novas gerações, principalmente no contexto das redes sociais, cuja linguagem digital domina os movimentos e os relacionamentos. No entendimento da organização do encontro, essa é a realidade na qual os catequistas são desafiados a comunicar a alegria do Evangelho.
As características do mundo em mudança, os novos interlocutores e a necessidade de repensar a fé num mundo plural também estão na pauta das discussões, dentre outros assuntos. O jornalista Moisés Sbardelotto, Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, figura entre os debatedores.
Além das conferências, o encontro também proporciona oficinas para aprofundamento dos participantes: itinerários iniciáticos com adultos, adolescentes, jovens e crianças, e até experiências de iniciação com povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, por exemplo.
A Semana Brasileira de Catequese foi aprovada, em 2006, pela 44ª Assembleia Geral dos Bispos. Desde então, acontece em Itaici (SP) reunindo coordenadores de catequeses dos 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).







