Diocese de Crato é homenageada pela Assembleia Legislativa do Ceará

Compartilhe:

Aconteceu dia 14 de maio às 15h, a sessão solene alusiva ao centenário da Diocese de Crato, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza. A cerimonia contou com a participação do bispo diocesano, Dom Fernando Panico, o vigário geral da diocese, Pe. Jose Vicente Pinto, os deputados Camilo Santana e Teodoro Soares, autores do requerimento que culminou com esta homenagem e também outras autoridades civis e religiosas do estado.

Para o presidente da sessão, o Deputado Camilo Santana, este “é um dia muito especial para o povo de fé, pois são muitas as obras importantes realizadas pela diocese de Crato e ela merece consideravelmente esta homenagem”. Dentre as obras relevantes foram citadas a Basílica Nossa Senhora das Dores, o Seminário São José e a Abadia Nossa Senhora da Vitória.

O deputado Teodoro Soares afirmou que “a diocese de Crato tem papel preponderante para o desenvolvimento do Cariri”. Ele disse se sentir honrado por participar da plenária e lembra que a Universidade Regional do Cariri existe devido o grande impulso dado por esta diocese, “portanto o papel dela não se remete apenas ao campo da religião mas possui toda uma abrangência social, educacional e da cultural.

Dom Fernando se disse lisonjeado em poder estar representando a Diocese neste momento tão especial e que fica feliz em ver o quanto, na história destes 100 anos, a Diocese de Crato contribuiu para toda a sociedade. “Muita nos honrou esta participação do Poder Legislativo cearense nas comemorações do jubileu do centenário da Diocese de Crato. O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. Os Jubileus, além de sua linguagem simbólica, têm um significado histórico, social, científico, cultural, político, econômico, religioso, na vida das comunidades,das famílias e das pessoas, de conformidade com a natureza do objeto de sua comemoração”, disse ele.

O bispo falou da presença forte da diocese como romeira e missionária e recordou o grande evento promovido por ela em janeiro deste ano, o 13º Intereclesial de CEBs onde mais de 5 mil pessoas de diversas partes do mundo estiveram participando. (Confira na integra o pronunciamento de Dom Fernando clicando aqui: Pronunciamento de Dom Fernando Panico)

Para a Ir. Cleide, da congregação Filhas de Santa Tereza a diocese faz parte de sua vida, “tenho uma grande admiração pelo emprenho no trabalho pastoral desenvolvido por esta diocese e também a colhida que eles tem para com os romeiros (as) e a atividade missionária”.

Muitos dos que participavam da assembleia demostraram grande afeto a existência da diocese, como Vicente Madeira que disse “sinto grande gratidão por este evento, para todos nós ele é um momento de muita alegria pois a diocese de Crato não é uma instituição jurídica, ela é muito mais que isso, para nós ela é uma mãe”.

Na sessão também foi homenageado o centenário de nascimento do Monsenhor Pedro Rocha de Oliveira.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts