Diocese de Crato é escolhida pela CNBB para mapeamento das Pastorais Sociais

Compartilhe:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está realizando uma pesquisa para dimensionar a ação social da igreja católica no país, buscando obter uma base de informações que viabilize o conhecimento, o mapeamento e a sistematização. No Regional Nordeste I apenas a arquidiocese de Fortaleza, diocese de Limoeiro do Norte e diocese de Crato foram escolhidas, de inicio, para o mapeamento que, na diocese de Crato iniciou hoje, 10, pela manhã em uma reunião com representantes das pastorais sociais na cúria diocesana.

Através do resultado da pesquisa, que iniciou em novembro de 2014 e está em fase de conclusão, a sociedade terá uma abordagem completa do trabalho social desenvolvido pela igreja, com dados atualizados e seguros.

Para a socióloga Danielle Freire, que realiza a pesquisa na diocese de Crato até a próxima sexta- feira, 13, a pesquisa propõe uma transparência dos trabalhos realizados pelas pastorais sociais da CNBB. “Vejo esta ação da CNBB como uma evolução muito grande, não só a nível de igreja, mas como sociedade. Nós estamos passando por uma transformação política onde a sociedade cobra a transparência nos atos e questões políticas. Considero que a igreja, como um setor politizado, também tem que fazer sua parte. A partir do momento que a igreja mostra as suas ações de forma aberta, organizada e transparente a sociedade tende a abraçar a causa. Espero que o estado abra os olhos e tome essa responsabilidade para si e colabore com as ações da igreja católica” afirmou.

A esquerda Danielle Freire e a direita Pe. Vileci Basílio Vidal. (Foto: Patrícia Silva)
A esquerda Danielle Freire e a direita Pe. Vileci Basílio Vidal. (Foto: Patrícia Silva)

Segundo o coordenador diocesano de pastoral da diocese de Crato, Pe. Vileci Basílio Vidal, a iniciativa da CNBB ajudará a diocese a fazer um melhor diagnóstico da ação social diocesana. “Nós trabalhamos com três ministérios (liturgia, caridade e palavra) e às vezes não são visíveis às ações do ministério da caridade. Acredito que a partir do Plano Diocesano de Pastoral (PPD), que já temos, e o resultado desta pesquisa, que será divulgado a nível nacional, poderemos dar mais visibilidade as atividades das pastorais sociais”.

A pesquisa, que será concluída até o final deste mês, é realizada com o auxilio do Centro de Investigações Religiosas e Instituições Sociais (CERIS ) da CNBB e da Fundação Grupo Esquiel Brasil. Os resultados deverão ser apresentados em abril na assembleia geral dos bispos do Brasil e disponibilizada ao público através do portal da CNBB (www.cnbb.org.br) e da Fundação Esquiel (www.esquiel.org.br).

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts