Nesta segunda-feira, 13 de março, o bispo Dom Magnus Henrique emitiu um comunicado aos sacerdotes da Diocese de Crato com orientações litúrgicas sobre a Solenidade de São José.
Leia:
COMUNICADO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA
Neste ano, a Solenidade de São José, cuja data é 19 de março, coincidirá com o quarto domingo da Quaresma (Laetare). Por isso, a celebração da solenidade do Esposo da Virgem Maria e Patrono universal da Igreja será antecipada para 18 de março, visto que, pelas Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral, os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa gozam de precedência sobre as solenidades dos santos.
As paróquias, porém, que têm a São José como padroeiro principal e titular da igreja matriz, a saber – Paróquia São José de Missão Velha, São José do Limoeiro, São José de Potengi, São José Operário de Ponta da Serra – e o Seminário Diocesano São José celebrem a solenidade do titular no próprio dia 19, com a liturgia própria: ofício solene próprio; canto do Glória, aclamação ao Evangelho própria para a Quaresma (sem aleluia), Credo e prefácio próprio da solenidade. Assim sendo, devem celebrar o quarto domingo da Quaresma às vésperas, no sábado (dia 18), à noite.
Nas capelas erigidas em honra de São José nas diversas paróquias da diocese, celebre-se a solenidade do Esposo da Virgem Maria no dia 18 ou a liturgia própria do quarto domingo da Quaresma no dia 19.
Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap
Bispo Diocesano