Na noite do último sábado, 13 de dezembro, sob o olhar materno de Nossa Senhora de Fátima, a Diocese de Crato escreveu mais uma importante página em sua centenária história. Em clima de fé, emoção e profunda devoção mariana, foi realizada a ereção canônica do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a posse de seu primeiro reitor, Pe. Ricardo Pereira, tornando-se o primeiro santuário dedicado à Mãe de Fátima em todo o território diocesano.
Com a presença expressiva de fiéis devotos, o momento solene teve início ainda antes da Santa Missa, com a recitação do Santo Terço, consagrando toda a celebração e a nova missão à intercessão de Nossa Senhora de Fátima. Em oração, fiéis, religiosos e sacerdotes confiaram à Mãe os passos deste novo tempo que se abre para a Igreja particular de Crato.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Magnus Henrique, OFMCap, e contou com a presença de sacerdotes do clero diocesano e de outras localidades. Durante o rito, foi lido o decreto de criação canônica do Santuário, que passa a integrar oficialmente o conjunto dos santuários diocesanos, conforme as normas do Código de Direito Canônico.
A elevação do espaço à dignidade de santuário acontece um mês após a inauguração da imagem monumental de Nossa Senhora de Fátima, sinal visível da fé do povo e do amadurecimento pastoral do local, que já se consolidou como espaço de peregrinação, oração e encontro com Deus.
“Hoje nós subimos a este lugar sagrado, a este lugar que se torna Santuário. Ainda tantas vezes subiremos até aqui para, com as nossas orações, elevar a Deus os nossos corações”, enfatizou o bispo diocesano.
Durante a celebração, foi realizada a posse canônica do primeiro reitor do Santuário, o padre Ricardo Pereira, a quem foi confiada a missão de conduzir pastoral e espiritualmente este espaço de devoção mariana, fortalecendo o acolhimento aos fiéis e peregrinos. Dirigindo-se ao sacerdote, o bispo diocesano declarou:
“Querido filho, padre Ricardo, o senhor assume agora a missão de reitor deste Santuário. Aqui passa a ser um lugar sagrado canonicamente erigido para que, na piedade popular e na devoção mariana, possamos trilhar o caminho de salvação que nos conduz a Jesus Cristo. Deus o abençoe e o fortaleça nesta missão”.
A partir de agora, com a ereção canônica, o Santuário passa a dispor de Celebrações Eucarísticas diárias, bem como da administração regular dos sacramentos, entre eles a Reconciliação e o Batismo, tornando-se, de modo ainda mais pleno, espaço privilegiado de acolhimento pastoral, vivência sacramental e encontro dos fiéis.
SAIBA MAIS: A ereção canônica tem como finalidade reconhecer oficialmente um espaço como lugar de fé e peregrinação, reforçando sua missão espiritual e pastoral. Conforme a normativa da Igreja, aos santuários devem ser oferecidos aos fiéis meios abundantes de evangelização, celebrações litúrgicas bem preparadas, acesso aos sacramentos e formas aprovadas de piedade popular.
Acesse a galeria de fotos completa, clicando aqui.
Por Jornalistas Ingrid Monteiro e Mychelle Oliveira
















