Diocese de Crato celebra 107 anos de história e missão

Compartilhe:

Vinte de outubro é uma data solene para a Diocese de Crato. São 107 anos de história e missão nas terras do Cariri cearense conduzidas por seis bispos: Dom Quintino Rodrigues, Dom Francisco de Assis, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, Dom Newton Holanda Gurgel, Dom Fernando Panico (emérito) e Dom Gilberto Pastana (transferido para a Arquidiocese de São Luís-MA).

Para render graças a Deus, uma Missa foi rezada ao fim da tarde desta quarta-feira, na Sé-Catedral Nossa Senhora da Penha – cujo aniversário de dedicação é celebrado na mesma data – junto a outra feliz coincidência eclesial: a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos. O administrador diocesano, Padre José Vicente Pinto, presidiu a Eucaristia, concelebrada pelo coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal, e demais sacerdotes das cinco regiões forâneas. No altar do Senhor, como intenção especial, também foi depositado o envio de um novo pastor para a Diocese, que está vacante desde o mês de junho.

Homilia

O início da homilia dessa cerimônia festiva foi marcado por duas importantes lembranças: a de que Deus é digno de ação de graças por todos os seus benefícios e de que uma das formas de louvá-Lo é seguindo o seu chamado à santidade, primeira vocação de todo cristão.

Celebrando como Igreja diocesana a memória da dedicação da Catedral, Padre José Vicente frisou a importância do templo físico. Adentrando nesse templo, os fiéis colocam-se em atitude orante e de escuta do próprio Deus. “Quis Deus, na sua bondade infinita, que os templos fossem construídos para sinalizarem de algum modo a presença e a santidade de Deus no meio do seu povo”, disse, acrescentando: “O verdadeiro templo de Deus deve ser construído com pedras vivas, com os corações dos fiéis. […] A comunidade dos batizados é que faz a verdadeira Igreja de Cristo, o verdadeiro templo, onde de fato habita o Senhor”.

Outra mensagem presente na homilia foi “que tal como o Cristo teve zelo pela casa do Pai, como foi apresentado no Evangelho do dia, nós também devemos nos encher e nos consumir de zelo pelas coisas sagradas”.

Fase Diocesana do Sínodo (2021-2023)

A Santa Missa também marcou a abertura diocesana do Sínodo convocado pelo Papa Francisco. Por isso, Padre José Vicente aproveitou para convocar as pastorais, movimentos, serviços, associações, o povo de Deus e os representantes dos diversos segmentos da sociedade a corresponderem ao convite do Papa que deseja ouvir a todos e assim traçar novos caminhos para a evangelização. “A partir de hoje, este Sínodo fica sinalizado para nós como um tempo de escuta, um tempo de fazermos um caminho conjunto, onde poderemos, atendendo ao apelo do Santo padre, dizer, a ele mesmo, todos os nossos sonhos, as nossas expectativas, quem sabe também os nossos sofrimentos, os nossos medos e o que nós esperamos que a Igreja de Cristo realmente seja para nós e para o mundo como um sinal de salvação”.

Na fase diocesana (ou local) estão previstas formação de equipes responsáveis por dinamizar o Sínodo nas regiões forâneas, composta por 57 paróquias e 3 áreas pastorais. Depois, outra equipe fará as sínteses que serão enviadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A CNBB irá compilar o trabalho (junto ao trabalho das demais dioceses brasileiras) para encaminhá-lo à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam) que, por sua vez, enviará o documento a Roma com a finalidade de dar subsídios para os bispos, em 2023.

Confira a galeria completa da missa clicando aqui

Para saber mais

Em 10 de outubro, o Papa Francisco iniciou, em Roma, o Sínodo dos Bispos que se estenderá até outubro de 2023 e irá tratar sobre a “sinodalidade” eclesial.  Cada diocese fez o mesmo com a celebração da Eucaristia em uma “sessão de abertura”. A palavra “sínodo” vem do grego e, em tradução simples, significa “caminhar juntos”. A Igreja, desse modo, quer discutir sobre três palavras-chave: participação, comunhão e missão, a partir do tema: “Por uma Igreja sinodal”, ou seja, com consultas às bases, abrindo para um debate amplo e plural.

Por: Patrícia Mirelly (Assessoria de Comunicação) com auxílio dos seminaristas Gabriel Pereira (fotos) e Fernando Silva.

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts