Nesta sexta-feira, 11, a Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica – ABIB, em parceria com o Instituto Diocesano de Filosofia e Teologia, do Seminário Diocesano São José, de Crato, Ceará, realizaram o Encontro Regional da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica, com o tema “Cura e Libertação: Uma Abordagem Biblico-Teológica”.
O encontro contou com a apresentação de dois seminários, que foram assessorados pelos representantes da associação, Prof. Dr. João Luiz Correia, da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Recife- PE, e pelo doutorando em Bíblia, Prof. Ms. Jair Rodrigues de Melo, de Juazeiro do Norte- CE. Também houve a apresentação de artigos na área de Bíblia, que foram produzidos pelos alunos do curso de Teologia do Seminário São José.
O professor Jair refletiu com os alunos o tema “Cura e Libertação”, a partir do relato da expulsão dos demônios do homem de Gerara, extraído do Evangelho de Marcos, capítulo 5, 1-20. Segundo ele o relato bíblico de cura e libertação realizada por Jesus é oportunidade de vida plena em comunidade. “Cura e Libertação não é projeto individualista, nem individualizante, é projeto que oportuniza vida plena em comunidade”, afirmou.

Já o professor João Luiz, refletiu o tema “Curas e Libertações” realizadas por Jesus a partir do Evangelho segundo Marcos. Na oportunidade o professor disse ser um tema muito pertinente para a região do Cariri, por ser terra de romaria, onde muitos fiéis se dirigem em busca de curas. “Esse tema interessa muito nesta região, pois todos sabemos que é uma região de romaria, as pessoas vem a essa Igreja local buscando curas de suas doenças e libertação de seus problemas. Juazeiro é conhecido como um ambiente nacional de peregrinação e sobretudo nordestino”, disse.
A ABIB
A Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica é uma associação de pesquisa que congrega biblistas e oportuniza debates oriundos de pesquisas realizadas pelos mesmos. A mesma tem por objetivo, incentivar e apoiar os trabalhos no campo da pesquisa bíblica e áreas afins, divulgando as mesmas através de encontros nacionais e regionais.





