Diocese de Crato acolhe a 67ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar

Compartilhe:

Nos dias 24 e 25 de novembro, a diocese de Crato acolheu, em Barro- CE, a 67ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar, que teve como finalidade avaliar as atividades realizadas em 2018 e fazer o planejamento de como a pastoral, que está presente na arquidiocese e dioceses do Ceará, atuará em 2019.

Dom Ângelo no momento de abertura da Assembleia. (Foto: Pascom do Santuário da Divina Misericórdia- Paróquia Santo Antônio, Barro-CE)

A programação contou com momentos formativos assessorados pelo bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, na CNBB Regional NE 1, dom Ângelo Pignolli, e pelo padre Jorge Alves Filho, assessor nacional da Pastoral Familiar. Momentos de oração, grupos de trabalho, plenário de reflexões e apresentações das atividades realizadas e do Plano de Pastoral 2019-2010 também compuseram a dinâmica do evento.

“Todos os anos realizamos a assembleia regional, um pouco para revisão para vermos que tipo de trabalho nós fizemos durante o ano, se correspondemos, de fato, aquilo que nos propomos e também para traçar novas metas, novas linhas para poder ir ao encontro das famílias. Atingir a família é atingir a Igreja inteira, pois a Igreja é família”, explicou o bispo referencial.

O tema escolhido para reflexão foi: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca” (Lc 8,21). A ideia era fortalecer os segmentos de atuação da Pastoral Familiar, que por sua vez tem uma influencia direta na vida da Igreja e do mundo moderno. “A família é a primeira experiência de Igreja Doméstica. É onde os casais, juntamente com os seus filhos, podem formar a primeira comunidade cristã, vivendo os valores evangélicos, os valores do Reino de Deus de tal forma que a partir da família é que pode irradiar esses valores na comunidade, na paróquia, na diocese e no mundo”, falou dom Gilberto Pastana, bispo da diocese de Crato, que esteve com os participantes na manhã do sábado.

Participantes da assembleia. (Foto: Pascom do Santuário da Divina Misericórdia- Paróquia Santo Antônio, Barro-CE)

Em unidade, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a vocação e missão da Pastoral Familiar para, nas bases, e de forma ainda mais organizada, realizar um trabalho que alcance um número maior de famílias.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts