Diocese de Crato acolhe novo diácono permanente

Na noite desta sexta-feira, 24 de junho, ocasião em que a Santa Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo, celebrou a ordenação de Francisco Davy Esley da silva para o serviço do Reino de Deus, como Diácono Permanente. A Santa Missa com rito de ordenação foi presidida pelo bispo de Crato, Dom Magnus Henrique, e contou com a presença de padres, diáconos e centenas de fiéis.

“Estamos aqui para celebrar a Ordenação diaconal. Um momento em que a Igreja agradece a esta família, agradece a este serviço, a esta nobre e desafiadora missão, a missão do curva-se para lavar os pés, a missão de ir ao encontro daqueles que padecem, a missão de fazer com que a Eucaristia celebrada seja, verdadeiramente, o alimento de tantos quantos padecem na estrada da vida”, disse Dom Magnus ao recordar o serviço diaconal.

Rito de Ordenação Diaconal

Terminada a homilia, seguiu-se o rito de ordenação. O candidato, recebendo o parecer favorável do pároco e confirmado pelo bispo, passou a ser chamado “eleito”. E, outra vez, foi interrogado sobre o ministério a ser desempenhado junto à sua comunidade, por meio das promessas de respeito e obediência. Respondendo “sim”, o candidato prostrou-se ao chão, em posição de total entrega a Deus e à Igreja, enquanto sobre ele foi invocada a proteção dos Santos e Santas, mediante à ladainha.

Depois, levantando-se, ajoelhou-se diante do bispo, que sobre ele impôs as mãos, em silêncio. Em seguida, de mãos estendidas, proferiu a “Prece de Ordenação”.  Em seguida, a esposa e o pároco lhe auxiliaram na vestição da “dalmática” (espécie de túnica). Já com as vestes, aproximou-se, outra vez do bispo, ajoelhando-se diante dele, recebendo o livro dos Evangelhos, do qual passa a ser “mensageiros”.

Por Assessoria de Comunicação

Fotos: Pascom Paróquia Sagrado Coração de Jesus / Brejo Santo