Dia do Padre é celebrado em unidade pelo clero diocesano

Compartilhe:

Em comemoração ao Dia do Padre celebrado hoje, 4 de agosto, dia de São João Maria Vianney, o clero da Diocese de Crato esteve reunido no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato- CE, para um momento de formação e confraternização que teve como objetivo reforçar a unidade entre os ministros ordenados.

O encontro, que iniciou ontem e foi concluído hoje, contou com uma reflexão proposta pelo padre Almir Magalhães, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José- de Teologia, em Fortaleza, que falou sobre a “Diocese de Crato: igreja em saída rumo ao novo centenário”. Na oportunidade os padres ainda realizaram partilhas dos encaminhamentos feitos pelos ministérios para a assembleia diocesana, que lançará as bases para o próximo Plano Diocesano de Pastoral, também sobre gestão eclesial e os encaminhamentos para o Ano da Misericórdia.

Autoridades que estiveram na mesa de lançamento do livro Retiros Espirituais: experiências de Fé, Esperança, Caridade e Missão. (Foto: Patrícia Silva)
Autoridades que formaram a mesa de lançamento do livro Retiros Espirituais: experiências de Fé, Esperança, Caridade e Missão. (Foto: Patrícia Silva)

Diante de toda programação dois pontos marcaram o encontro: as três ordenações presbiterais (Antônio Romão Gomes Filho, Paulo Evangelista da Costa da Silva e Francisco Amós Macêdo Pinto) acontecidas na Catedral Nossa Senhora da Penha, e o lançamento do livro Retiros Espirituais: experiências de Fé, Esperança, Caridade e Missão, de autoria do Pe. José Eliomar Tavares Serafim, que recorda os retiros do clero realizados entre 1992 e 2014. Todos os padres ganharam um exemplar do livro.

“Para mim ler este livro, é ter a oportunidade de encontrar um retiro e refaze-lo a partir das boas lembranças que ficaram, de cada lugar e de cada pregador, a partir, principalmente, é claro, do caminho de conversão que foi iniciado ali. É voltar a lugares que fomos… e encontrar de novo aquilo que lá reencontramos: o primeiro amor”, afirmou sobre a importância do livro para o clero, Pe. Weslley Barros, secretário do jubileu.

O Livro

Dom Fernando Panico sendo presenteado pelo padre José Eliomar com o primeiro exemplar do livro Retiros Espirituais: experiências de Fé, Esperança, Caridade e Missão. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando Panico sendo presenteado pelo padre José Eliomar com o primeiro exemplar do livro Retiros Espirituais: experiências de Fé, Esperança, Caridade e Missão. (Foto: Patrícia Silva)

Retiros Espirituais: experiências de Fé, Esperança, Caridade e Missão, é uma coletânea composta por materiais, de retiros espirituais do clero da Diocese de Crato decorridos nos últimos 23 anos a fim de preservar a memória dos momentos de formação e espiritualidade dos padres diocesanos.

Muitos pregadores/orientadores contribuíram para os momentos de formação, dentre eles Dom Luciano Mendes de Almeida, a quem a Igreja já deu início ao processo de beatificação.

Realizado anualmente, o retiro do Clero Diocesano busca proporcionar uma reflexão com a palavra de Deus, a partir da Liturgia da Igreja e pela experiência das virtudes da fé, esperança e caridade que são fontes da oração, proporcionando ainda uma reflexão sobre a elevada missão sacerdotal, razão de ser da própria vida dos padres.

Com o objetivo de compartilhar os momentos de formação com todos os que estão comprometidos na missão de anunciar Jesus Cristo, o padre José Eliomar apresenta o que durante esse período foi possível ser resgatado e registrado.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts