Devotos da Mãe Aparecida festejam a padroeira do Brasil

Compartilhe:

Neste dia 12 de outubro, devotos de Nossa Senhora Aparecida festejaram o dia da padroeira do Brasil em todo o território nacional. Em Juazeiro do Norte- CE, a missa solene aconteceu pela manhã, na paróquia localizada no bairro João Cabral, que tem a Virgem da Conceição Aparecida como padroeira, e contou com a presença de centenas de fiéis.

A solenidade foi presidida pelo vigário geral da Diocese de Crato, Pe. José Vicente Pinto, que falando sobre a devoção a Virgem Negra, explicou que a aparição aos três pescadores, como conta a história, revela Maria encarnada na realidade brasileira e mostra um Deus presente na diversidade. “Um rosto negro, um tanto indígena para significar que Deus é o Senhor de todos os povos, raças e culturas. Não é um Deus específico para um povo, uma nação ou um continente, mas o Senhor de todos. Quando Maria nos aparece com sua fisionomia negra, nós entendemos que houve uma identificação do poder de Deus, da divindade do Senhor, com a nossa realidade e cultura, com o nosso povo que é um povo miscigenado”, explicou.

Da esquerda para direita: Pe. Marques e Pe. José Vicente. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para direita: Pe. Marques e Pe. José Vicente. (Foto: Patrícia Silva)

O tema da festa é celebrado todos os anos em comunhão com o Santuário Nacional de Aparecida, localizado em São Paulo- SP, fazendo uma adaptação com a realidade local. Em 2015, portanto foi refletido “Mãe Aparecida, Mãe servidora, Mãe do povo, Mãe do mundo novo, precisamos de vosso auxílio!”, que segundo o pároco, Pe. Francisco Edvaldo Marques, teve o objetivo de passar a mensagem do serviço da Mãe Aparecida e levar ao povo a esperança que Nossa Senhora representa.

“Aqui os milagres são diários e vem gente de toda a parte para agradecer, pedir, rezar, renovar seus votos. O que tenho para destacar da festa deste ano é a paz, pois é o que mais precisamos no bairro João Cabral. Em todas as noites celebramos esta festa sem nenhum conflito, contenda nem discussão. Estou muito satisfeito, pois percebemos que o povo viveu a espiritualidade proposta pelo novenário de Nossa Senhora Aparecida”, afirmou o pároco.

Fiéis participando da Solenidade de encerramento da festa da padroeira. (Foto: Patrícia Silva)
Fiéis participando da Solenidade de encerramento da festa da padroeira. (Foto: Patrícia Silva)

A festa teve inicio no dia 16 de setembro com a celebração da Semana Missionária do Dízimo que se estendeu até o dia 25 do mesmo mês, seguido do início do novenário realizado de 27 de setembro a 11 de outubro, tendo sua conclusão no dia de hoje, com a Solene Festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts